Presidente uruguaio deixa rivalidade fora de campo e torce pela Argentina

Da EFE, em Montevidéu

  • AFP PHOTO/Miguel Rojo

    Presidente José Mujica comparece ao Estádio Centenário para amistoso entre Uruguai e Eslovênia

    Presidente José Mujica comparece ao Estádio Centenário para amistoso entre Uruguai e Eslovênia

O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta sexta-feira que vai torcer pela Argentina na final da Copa contra a Alemanha, apesar da crescente disputa bilateral que cresceu entre os países nos últimos anos. O líder fez a declaração em seu programa de rádio na emissora M24 e acredita que muitos uruguaios pensam diferente.

"É uma coisa secundária e festiva, porque futebol é uma festa e não guerra. Não posso deixar de confessar que como torcedor de futebol desejo a melhor sorte aos argentinos. Sei que há muitos uruguaios esquentados. Sim, eu entendo, mas há coisas mais profundas", afirmou o presidente.

Nas últimas semanas, Mujica chegou a ser considerado hostil na Argentina por questões que envolvem a expansão de produção da fábrica de celulose UPM, que fica na fronteira, mas disse que os argentinos fazem parte da "amada América". Uma das questões que intensificam o conflito está relacionada aos poluentes lançados no rio Uruguai.

Mujica destacou ainda que a Argentina é um país que recebeu milhares de imigrantes orientais e os integraram sem nenhum tipo de discriminação, por isso merecem ser apoiados. Dados oficiais apontam que há cerca de 200 mil uruguaios morando na Argentina, mas especialistas acreditam que o número pode ser bem maior.

Mesmo com a torcida do presidente, nas ruas de Montevidéu poucos fãs mostram apoio à Argentina e mostram maior simpatia pela Alemanha. A grande decisão da Copa será no domingo, às 16h, no Maracanã.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos