Fifa afirma que houve redução de lesões na Copa, e nega falta de cartões

Fernando Duarte e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa afirmou que houve uma redução no número de contusões na Copa e, com isso, defendeu o critério de sanções com cartões amarelos no jogo. Há uma crítica geral pela falta de punições por jogadas violentas, entre elas, a entrada de Zuñiga em Neymar que o tirou do Mundial.

No levantamento da federação internacional, houve 95 lesões, com 1,6 em média de jogos. No total, foram sete severas. Segundo a entidade, houve uma redução de 40% nas contusões.

"Em alguns jogos, sentimos falta de alguns cartões. Mas não por causa das instrução. Foi por causa de diferença entre uma cultura e outra", afirmou o chefe de árbitro, Massimo Busacca, negando instrução para reduzir cartões amarelos. "Não pode dar cartão o tempo inteiro. Precisamos de fair play dos jogadores. Por isso, temos tanta diferença no jogo em tempo jogado. Quando tem 52 faltas, os jogadores decidirem não jogar."

A partida entre Braisl e Colômbia foi a mais truncada do Mundial, com 39min de bola rolando apenas. Isso porque houve 54 faltas. A alegação de Busacca é de que a responsabilidade por isso é dos atletas que estavam em campo.

O chefe de árbitros ainda chegou a dizer que, na opinião dele, não houve entradas muito duras que tenham assustado as pessoas. "Tivemos redução de contusão. Não tivemos uma grande falta, de você fica assustado. Essa foi a mensagem: o futebol ganhou."

Os juízes ignoraram diversas faltas bem graves nos jogos, como a entrada de Zuñiga em Neymar e Hulk, a cotovelada de Sakho em um equatoriano, e a mordida de Luis Suárez no italiano Chiellini. De novo, ele reiterou que pode ter faltado um cartão amarelo em algum jogo, mas não em geral.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos