Técnico argentino demonstra preocupação com Robben, mas avisa: temos Messi

Pablo Giuliano

Da EFE, em São Paulo

O treinador da Argentina, Alejandro Sabella, elogiou nesta terça-feira seu rival holandês, Louis Van Gaal, e alertou sobre o perigo que representa o atacante Robben, mas também avisou, depois da histórica goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, que sua equipe tem o melhor jogador do mundo, Lionel Messi.

Um dia antes da decisão contra a Holanda, Sabella deu pistas de que jogará com o esquema 4-4-2 na Arena Corinthians, anunciou que Enzo Pérez substituirá o lesionado Di María e que, apesar de ter chegado a uma semifinal depois de 24 anos, seu objetivo é a final contra a Alemanha no Maracanã.

Sua principal preocupação é com o poder ofensivo da Holanda e de sua estrela, Robben. "Ele é um grande jogador, muito importante para a Holanda, assim como Neymar é para o Brasil e Messi é para a Argentina. Todos são importantes para suas seleções, mas Messi é o melhor de todos", disse em entrevista coletiva.

Ao analisar a equipe holandesa, o técnico afirmou que a 'Laranja' tem um ótimo contra-ataque, mas também administra a posse de bola, muda de ritmo e abre o jogo pelas laterais.

O treinador argentino também foi perguntado se o jogo de amanhã será uma revanche ou uma vingança da última derrota dos argentinos para os holandeses em um Mundial, quando foram eliminados nas quartas de final da Copa da França em 1998.

"Estas palavras, revanche e vingança, não entram em meu dicionário. Tentaremos ganhar jogando futebol, que é um esporte", respondeu.

Sabella revelou que admira o trabalho de seu adversário, o treinador holandês Van Gaal: "É um grande treinador, há pouco disse que a Holanda pode jogar de diferentes maneiras e está extremamente capacitada para fazer variações no esquema. Acho que é uma estratégia muito inteligente".

O treinador argentino também informou sobre o retorno de Rojos, que cumpriu suspensão na última partida, e que Enzo Pérez substituirá o lesionado Di María. Além disso, antecipou que Agüero terá condições de jogo contra a seleção laranja, depois que ficou de fora das duas últimas partidas após sofrer uma lesão no duelo contra a Nigéria ainda pela fase de grupos.

Sabella deu a entender que não entrará com três atacantes, que a equipe vai atacar "sem muita gente, sem se complicar" na defesa, por causa dos contra-ataques rápidos dos holandeses e da velocidade de Robben.

Ao falar sobre a torcida argentina, que deve comparecer em peso à Arena Corinthians amanhã, o treinador aproveitou para comentar sobre a rivalidade na América do Sul, ao admitir que, após a eliminação do Brasil, é provável que muitos brasileiros engrossem os gritos holandeses nas arquibancadas de São Paulo.

"Sempre é bom ter nossos torcedores por perto. Mas sempre existiu a rivalidade esportiva entre Brasil e Argentina. Na América do Sul, quando a equipe A joga contra uma terceira, a B quer que ela perca. Já quando a B joga, a A quer que ela perca. São questões culturais", analisou.

Com o retorno de Pérez e Rojos, a provável escalação da seleção argentina será a seguinte: Romero, Zabaleta, Garay, De Michelis e Rojos; Biglia, Mascherano, Enzo Pérez e Lavezzi; Messi e Higuaín. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos