Derrota brasileira reforça maldições da Copa; Alemanha pode derrubar uma

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

Copa feita para derrubar diversos recordes, classificação inédita de seleções e resultados improváveis não serviu para acabar com maldições. As tradicionais zicas do Mundial foram mantidas e até ganharam o apoio de novas escritas.

A exceção fica por conta da maldição sobre os europeus nunca terem conquistados a Copa em solo americano. Alemanha, e possivelmente Holanda, que briga por uma vaga na decisão contra Argentina, podem encerrar essa zica.

Veja as maldições mantidas na Copa:

Campeão da Copa das Confederações não leva título mundial

AP Photo/Andre Penner

Brasil, em casa, apoiado por milhões de torcedores e com um dos melhores jogadores do mundo em seu time. A receita indicava um título mundial, o sexto, para a seleção de Felipão em 2014, assim como aconteceu em 2013 na Copa das Confederações.

Mas, a zica da competição teste voltou a aparecer no caminho brasileiro como já havia acontecido em 1997, 2005 e 2009. E, assim, o campeão da Copa das Confederações segue sem nunca vencer um Mundial. A França, em 2001, também entra nesta lista.

Melhor do mundo fica pelo caminho

AFP

A missão de Cristiano Ronaldo era muito complicada e não apenas pela maldição dos melhores do mundo. Levar Portugal até o título inédito era considerado improvável, tanto é que a seleção portuguesa caiu ainda na fase de grupos.

Assim, Cristiano Ronaldo se juntou a Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Messi e outros tantos que chegaram no Mundial como os melhores e não se sagraram campeões.

Mick Jagger comprova sua fama de pé-frio

Chris Brunskill Ltd/Getty Images

Na África do Sul, o cantor da banda Rolling Stones ganhou o rótulo de pé-frio. Zicou a Inglaterra, secou o Brasil contra a Holanda e virou motivo de piadas de diversos torcedores, que o levavam em cartazes para zicar seu rival.

Quatro anos depois, Mick Jagger mostrou que seu pé-frio segue firme e forte. Durante o Mundial do Brasil, ele derrubou Inglaterra e Itália ainda na fase de grupos. Nas semifinais, ele resolveu levar seu filho Lucas, fruto da relação com Luciana Gimenezes, para torcer para o time de Felipão. Resultado? Uma grande goleada alemã.

Campeão da Copa América também não conquista o mundo

AP Photo/Roberto Candia

A maldição, que rendeu título para o Uruguai em 1950, derrubou o país sul-americano em 2014 no Brasil. A equipe de Lugano e Suárez chegou ao solo brasileiro tentando reviver os momentos gloriosos de seu segundo título mundial, mas sucumbiu a maldição da Copa América.

Nunca na história da Copa do Mundo, o atual campeão da América do Sul levantou o principal título do futebol mundial. Para se ter noção, em 2002, a Colômbia ostentava o título da Copa América enquanto o Brasil comemorava o pentacampeonato.

Nada de bi mundial para técnicos brasileiros

AFP PHOTO / ODD ANDERSEN

A história do futebol brasileiro conta com uma lista repleta de conquistas, mas, nunca um treinador conseguiu ser bicampeão da Copa. Felipão, que comandou o penta, tinha sua chance neste Mundial.

Nem mesmo Zagallo, que faturou quatro títulos, ganhou dois como treinador. Dois foram como jogador e um como coordenador-técnico. Zagallo só ganhou a Copa de 1970 como comandante.

Fantasma uruguaio agora é alemão

Julio Cesar Guimaraes/UOL

Sabe aquele famoso fantasma uruguaio da Copa de 1950? Agora, ele pode ganhar a companhia de um alemão.

Com a derrota para a Alemanha por 7 a 1, o Brasil ostenta o status de único campeão do mundo a ter jogado duas Copas em casa e nunca ter vencido uma delas.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos