Brasil volta a perder para "Flamengo" e encerra invencibilidade de 11 anos

Do UOL, em São Paulo

O Brasil jamais havia perdido por 7 a 1 até esta terça-feira, mas o sentimento causado pela derrota para a Alemanha não foi totalmente inédito. O time nacional já foi superado 24 vezes jogando em seu território, onde estava invicto havia 11 anos. A lista de tropeços anteriores inclui um jogo em que o Brasil era dirigido por Luiz Felipe Scolari e um confronto com o Flamengo, time que inspirou o uniforme que a equipe germânica usou no Mineirão.

Antes desta terça-feira, o último revés do Brasil jogando em casa havia acontecido no dia 21 de agosto de 2002. No primeiro amistoso depois da conquista da Copa do Mundo, o time dirigido por Luiz Felipe Scolari foi superado pelo Paraguai por 1 a 0 no Castelão.

Em competições oficiais, o último revés do Brasil como mandante aconteceu em 1975. O time local perdeu para o Peru por 3 a 1 no dia 30 de setembro, no mesmo Mineirão desta terça-feira, em partida válida pela Copa América.

Outra coincidência entre a história e o revés da semifinal da Copa do Mundo é o uniforme do rival. No dia 6 de outubro de 1976, no Maracanã, o Brasil perdeu por 2 a 0 um amistoso contra o Flamengo, time cujo uniforme lembra o conjunto usado pela Alemanha nesta terça-feira.

O Brasil perdeu apenas quatro vezes para clubes jogando em casa. Antes do Flamengo, a seleção havia sido superada por Dublin (1 a 0 em 1918), Santa Cruz (3 a 2 em 1934) e Atlético-MG (2 a 1 em 1969).

A pior derrota do Brasil em duelos de seleções até esta terça-feira havia sido um 5 a 1 para a Argentina, no dia 15 de janeiro de 1939, em São Januário – duelo válido pela Copa Rocca. Jogando como anfitriã, a equipe sul-americana só havia perdido duas vezes para europeus: 1 a 0 para a Tchecoslováquia em amistoso de 1956 e 2 a 1 para a União Soviética em amistoso de 1980.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos