BH terá Savassi cercada para a semi; 8 mil alemães devem estar na cidade

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

A Savassi, região no centro-sul de Belo Horizonte que se tornou ponto de concentração de torcedores na cidade, será toda cercada para a partida entre Brasil e Alemanha nesta terça-feira (8) no Mineirão.

"Serão colocadas grades para termos um controle maior do acesso de pessoas e facilitar buscas e fiscalizações", diz o coronel Hércules Freitas, comandante do Batalhão da Copa.

Outros cercamentos já haviam sido feitos na região antes, mas de trechos e não do perímetro inteiro. De acordo com o coronel Hércules, as grades serão montadas nas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, nos quarteirões imediatamente anteriores ao cruzamento delas, onde costuma ficar as maior aglomeração de pessoas.

A medida acontece depois que a Savassi atingiu, no dia 28 de junho, após a partida entre Brasil e Chile nas oitavas-de-final, a sua capacidade máxima, com cerca de 30 mil pessoas. Nesta terça-feira, uma quantidade semelhante de torcedores é esperada no local.

O mesmo cercamento ia acontecer na sexta-feira (4), para o jogo do Brasil das quartas-de-final contra a Colômbia. Porém, com o desabamento do Viaduto Batalha dos Guararapes, que deixou dois mortos e 23 feridos, as festas públicas na cidade foram canceladas e a medida foi adiada.

As grades devem começar a ser colocadas pela manhã, no máximo, na hora do almoço. A entrada no perímetro da Savassi será de graça mas as pessoas passarão uma de cada vez, e policiais vão checar bolsas e mochilas à procura de armas brancas, como faca e soco inglês.
Cerca de 700 policiais militares vão se revezar para trabalhar na área nesta terça.

No Mineirão e arredores, segundo a PM, o policiamento deve ser semelhante aos outros dias de jogo no estádio. No total, serão 12 mil policiais em toda a cidade.

Fan Fest lotada

Na Fifa Fan Fest, que acontece no Expominas, oeste de Belo Horizonte, a expectativa também é de lotação máxima nesta terça, tanto pela importância do jogo quanto pela atração principal do dia, a dupla César Menotti e Fabiano.

Segundo a prefeitura, são esperadas 21 mil pessoas. A abertura dos portões deve acontecer às 11h e, assim que a capacidade total for atingida, eles serão fechados.

No jogo entre Brasil e Chile, no sábado (28), muita gente ficou de fora da Fan Fest e só conseguiu entrar bem depois que a partida tinha terminado, por volta das 17h20. 

Alemães na cidade

A torcida alemã deve ser uma das menores já recebidas em Belo Horizonte na Copa do Mundo. De acordo com o Consulado da Alemanha na cidade, eles serão oito mil e chegam principalmente nesta segunda-feira (7). Apenas metade deles tem ingresso.

Entre os turistas que tiveram a visitação contabilizada oficialmente, o número de alemães só é maior que o de ingleses que, segundo a SMCOPA (Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo), eram 5 mil na capital mineira em 24 de junho, data da partida entre Inglaterra e Costa Rica no Mineirão.

Ainda de acordo com a SMCOPA, 20 mil colombianos, entre 20 mil e 25 mil argentinos e 20 mil chilenos estiveram em Belo Horizonte para assistir aos jogos de suas seleções.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos