Felipão indica Willian na vaga de Neymar, mas Ramires pode ser surpresa

Mauricio Stycer

Do UOL, em Teresópolis

O primeiro treino coletivo da seleção brasileira sem Neymar na Granja Comary indicou que Willian é a primeira opção do técnico Luiz Felipe Scolari para substituir o camisa 10 na semifinal da Copa do Mundo, contra a Alemanha. O treino coletivo contou apenas com os jogadores que não atuaram ou que só entraram no segundo tempo da partida contra a Colômbia, sexta-feira, contra a equipe sub-20 do Fluminense, mas demonstrou o posicionamento que deve ser utilizado no próximo jogo.

Apesar do treino ter apenas jogadores reservas, será dessa equipe que atua agora contra o Fluminense que sairão os substitutos de Neymar e Thiago Silva. Willian começou a atividade escalado no centro do meio de campo, entre os dois pontas, atrás do centroavante. Exatamente na mesma função que Neymar desempenhou nos últimos dois jogos, contra Colômbia e Chile. O Brasil venceu o jogo-treino por 1 a 0, com gol marcado por Ramires.

O 4-2-3-1 de Luiz Felipe Scolari começou com Jefferson, Daniel Alves, Henrique, Dante e Maxwell; Luiz Gustavo e Hernanes; Ramires, Willian e Bernard; Jô. Depois, Willian também caiu mais pela esquerda, Bernard foi para a ponta direita e Ramires fechou o centro do meio de campo. Nessa alternativa, Felipão teria um meio de campo mais fechado caso optasse por Ramires à frente dos dois volantes, com Oscar e Hulk nas pontas, e Fred na frente. O gol de Ramires saiu após jogada de Willian e cruzamento de Bernard. 

O outro desfalque sofrido pela seleção é do zagueiro e capitão Thiago Silva, suspenso pelo segundo cartão amarelo. Neste caso, é mais difícil observar qual será a prioridade de Felipão. Dante é canhoto e necessariamente atua pelo lado esquerdo da zaga, como no treino deste domingo, mesmo lado de David Luiz. Caso o zagueiro do Bayern de Munique seja escolhido para jogar contra a Alemanha, David passará ao lado direito da zaga.

A fratura em uma das vértebras que tirou Neymar da Copa do Mundo fez com que o atacante pedisse para deixar a concentração. Ele está desde sábado na casa da família no Guarujá, litoral paulista. Neymar não precisará passar por cirurgia, terá de usar uma cinta lombar por cerca de duas semanas. No entanto, só deverá voltar a jogar futebol em cerca de 45 dias. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos