Nove motivos para a seleção alemã ser considerada a mais legal da Copa

Do UOL, em São Paulo

A seleção alemã precisa superar a França às 13h desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, para seguir com chances de ser campeã da Copa de 2014. No entanto, um título os germânicos já conseguiram, e isso independe do resultado do duelo no Maracanã: eles são o time que está se divertindo mais no Mundial do Brasil.

O curioso é que isso contraria uma série de pré-conceitos. Ao contrário dos brasileiros, os alemães estão longe de ser um povo reconhecido pela expansividade. No futebol, os germânicos construíram durante anos uma imagem de pragmatismo e frieza.

A expectativa de um time frio e distante do povo reforçou-se por uma decisão estratégica da Alemanha. O time optou por construir um centro de treinamentos no Brasil. O aparato foi montado em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e isso deu uma impressão inicial de que os europeus queriam se isolar durante o Mundial.

A impressão não podia estar mais errada. Desde o dia 8 de junho, quando desembarcaram no Brasil, os alemães deram várias demonstrações de que estão se divertindo com a Copa: cantaram hino do Bahia, dançaram "lepo-lepo", curtiram a praia, empinaram pipas, tiraram fotos engraçadas e até torceram pela seleção brasileira em disputa de pênaltis contra o Chile.

Veja abaixo uma lista com nove motivos para os alemães serem considerados a seleção mais legal da Copa:

Reprodução/Facebook

Alemães são fanáticos pelo Flamengo
Algumas horas antes da partida decisiva contra a França, pelas quartas de final da Copa do Mundo, os craques alemães Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski apareceram vestindo camisetas do… Flamengo!

Pois é, na janela do quarto dos jogadores no hotel, eles tiraram uma foto com a camisa rubronegra do Fla, que é inclusive muito parecida com a terceira camisa da própria Alemanha.

Reprodução/Youtube

Alemães cantam o hino do Bahia
A Alemanha desembarcou no Brasil no dia 8 de junho. No dia seguinte, Neuer circulava pela concentração usando uma camisa do Bahia, presente que havia recebido do zagueiro brasileiro Dante. Schweinsteiger viu a cena e foi para a rua em busca de um uniforme tricolor. Interpelou locais até conseguir uma peça em troca de uma camisa da Alemanha.

Começou aí a história de um dos vídeos mais legais da Copa de 2014. Uniformizados, Neuer e Schweinsteiger abraçaram torcedores brasileiros e cantaram o hino do Bahia. A cena foi publicada no site de vídeos "Youtube" e já teve mais de 600 mil visualizações.

REUTERS/Markus Gilliar/Pool

Alemães fazem festa com índios
Os alemães precisaram de poucas horas para mostrar o quanto estavam empolgados com o clima de festa da Copa. Ainda no dia 9 de junho, receberam em Santa Cruz Cabrália a visita de um grupo de índios pataxós de Coroa Vermelha.

Os índios fizeram apresentações de canto e dança em pleno gramado do centro de treinamento da Alemanha. Houve uma celebração especial para o atacante Klose, que ficou no meio da roda e recebeu presentes como um chocalho, arco e flecha.

E tudo isso logo no primeiro treino aberto da Alemanha em Santa Cruz Cabrália. A atividade foi vista por cerca de 400 pessoas.

Felipe Oliveira/Getty Images

Alemães jogam a Copa. Mas também batem bola com crianças
O primeiro jogo da Alemanha no Brasil aconteceu no dia 11, véspera da abertura da Copa do Mundo. E não foi em um estádio padrão Fifa, mas na Escola Municipal de Santo André, em Santa Cruz Cabrália. Jogadores da seleção europeia bateram bola com crianças como parte de uma ação social.

O jogo é parte de um projeto chamado "Sonhos de crianças", que é desenvolvido mundialmente pela DFB. A entidade também comprou material para a escola e construiu um campo de futebol na região.

Os garotos brasileiros venceram por 3 a 0 o bate-bola com a seleção alemã. Mas também ganharam autógrafos, abraços e a chance de passar um tempo com astros do futebol europeu.

Repdorução/Instagram

Alemães são divertidos em redes sociais
A Alemanha tinha acabado de golear Portugal por 4 a 0 na primeira partida da Copa de 2014. A chanceler do país, Angela Merkel, acompanhou o jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador, e foi ao vestiário para dar parabéns aos atletas. E aí, Lukas Podolski aproveitou.

"4 a 0! Aqui está a prometida 'selfie' com a chanceler. Começo perfeito para a nossa equipe na Copa do Mundo", escreveu o atacante em um post na rede social Facebook.

REUTERS/Arnd Wiegmann

Alemães dançam o "lepo-lepo"
Mauro Tibúrcio, professor de dança, é amigo do lateral direito Rafinha, que joga no Bayern de Munique. Rafinha é companheiro de Neuer e Schweinsteiger, que também defendem o time alemão e foram convocados para a Copa de 2014.

Tibúrcio já tinha feito visitas ao Bayern de Munique. A convite de Neuer e Schweinsteiger, foi a Salvador para ver a estreia da Alemanha na Copa do Mundo (vitória por 4 a 0 sobre Portugal). Depois, foi visitar a concentração germânica em Santa Cruz Cabrália.

O professor de dança e os jogadores da seleção alemã foram caminhar na praia. O dia estava ensolarado, e o trio passou cerca de uma hora por lá. E mesmo sem falar inglês ou alemão, Tibúrcio convenceu Neuer e Schweinsteiger a gravar mais um vídeo dançando o hit "lepo-lepo".

Reprodução/Twitter

Alemães curtem as folgas
A praia não foi a única diversão dos jogadores da seleção alemã em Santa Cruz Cabrália. No dia 27 de junho, depois de um treino leve de manhã, Klose e Schweinsteiger aproveitaram para soltar pipas.

A cena foi acompanhada por uma série de crianças. Os filhos de Klose também estiveram por perto. A poucos metros dali, o técnico Joachim Löw curtia a praia e interagia com o público.

Reprodução

Alemães torcem para o Brasil
A seleção brasileira teve uma torcida especial durante a disputa de pênaltis contra o Chile, nas oitavas de final da Copa. Schweinsteiger e Podolski viram o jogo na concentração da seleção alemã e torceram efusivamente pelos donos da casa.

Schweinsteiger viu os pênaltis enrolado em uma bandeira do Brasil. Ele e Podolski vibraram muito com as defesas de Júlio César e com a bola que Jara mandou na trave – o lance determinou a vitória dos donos da casa por 3 a 2. A cena foi registrada em vídeo, e as imagens foram veiculadas pela DFB TV, o canal oficial da federação alemã.

Reprodução / Facebook

Alemães já sabem dizer "é nóis"
Além de ser referência em campo, o volante Bastian Schweinsteiger é o alemão que tem curtido mais a Copa do Mundo no Brasil. Também foi dele um recado curioso na rede social Facebook.

A Alemanha estava em Porto Alegre para o jogo contra a Argélia, válido pelas oitavas de final da Copa. Schweinsteiger saiu para passear com o meio-campista Zé Roberto, que atualmente defende o Grêmio, mas teve longa carreira no futebol germânico. Depois, ganhou do brasileiro uma camisa do time gaúcho.

Schweinsteiger registrou tudo isso na rede social Facebook. Nos posts, fez elogios ao futebol brasileiro e usou uma hashtag que não tem nada do idioma alemão: "É nóis".



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos