Técnico da Costa Rica 'troca' Corinthians e chora ao visitar Santos e Pelé
Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)
-
Samir Carvalho/UOL
Técnico colombiano Jorge Luis Pinto, da Costa Rica, se emocionou com homenagem na Vila Belmiro
O técnico da seleção da Costa, Jorge Luis Pinto, um dos grandes destaques da Copa do Mundo, se emocionou ao visitar o Museu Pelé e o Memorial das Conquistas na cidade de Santos no início da noite desta quarta-feira. O treinador colombiano foi homenageado pela diretoria santista, ganhou "cantadas" para abandonar seu amor pelo Corinthians, time de coração, e balançou ao receber uma camisa personalizada do Santos e até um convite para ser sócio do clube.
"Houve um equívoco quando disseram que você é corintiano, na verdade, estavam querendo dizer que você é colombiano", disse Luis Claudio, integrante do Comitê Gestor do Santos, em tom de brincadeira.
Após breve discurso do dirigente santista, Jorge Luis Pinto se emocionou com a homenagem e chorou ao falar de sua passagem pelo clube que revelou Pelé para o futebol.
"Estamos trocando, vamos trocando (de time). Não vou esquecer nunca Santos. Estamos aprendendo a ganhar como o Santos. Vi muitas conquistas do Santos. Será difícil esquecer esse momento. Sempre recordarei desse estádio, da grama, do vestiário onde nos trocamos. A Vila Belmiro será o escritório da minha casa. O campo de Pelé, não esquecerei jamais", discursou em lágrimas o técnico colombiano.
"Temos ficado bem aqui, trabalhando muito bem, nos sentindo como em casa, emocionados, estimulados pelo estádio e tudo o que representa o Santos. Os jogadores têm sentindo, transmitido a alegria de estar treinando na Vila Belmiro. Graças também a todos nas ruas e nas casas, todo o carinho, Santos será uma cidade que lembraremos para sempre", disse após receber a homenagem.
Além do técnico Jorge Luis Pinto, o Santos também homenageou a seleção da Costa Rica, representada pelo presidente da Federação Costarriquense de Futebol, Eduardo Li Sánchez. O dirigente costarriquenho também recebeu uma camisa autografa, além de um diamante produzido a partir de um pedaço de grama da Vila Belmiro.
"O evento veio carregado de um sentimento muito espontâneo do próprio Santos, que estava muito feliz com a presença deles, pela simpatia, pela facilidade com que se envolveram com o Santos, com a comunidade, conquistando o carinho dos santistas, do brasileiro, da imprensa com uma campanha inesperada. Ficamos felizes e orgulhosos. A mística da Vila teve uma parcela de resultado no processo", afirmou o presidente do Santos, Odílio Rodrigues, que também falou da emoção do técnico da Costa Rica.
"Ele se emocionou, é muito simpático. Acho que esse negócio de corintiano é um ato falho. Pelo que falei com ele, é santista", disse.
Poucos minutos antes de receber a homenagem, Jorge Luis Pinto e seus comandados visitaram o Museu Pelé. Nessa visita, foram os costarriquenhos que fizeram a homenagem. Eles entregaram um quadro com a imagem de Pelé atuando no Cosmo no fim de sua carreira. A obra, que é de autoria de Ludy Murray, artista local, ficará exposta no Museu.
Jorge Luis Pinto comanda o último treino da Costa Rica na manhã desta quinta-feira, na Vila Belmiro, visando o duelo contra a Holanda no próximo sábado, às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em duelo decisivo pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.