Goleiro da Bélgica já complicou a vida de Messi na temporada

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ JOSEP LAGO

    Messi passou em branco nos últimos cinco jogos entre Barcelona x Atlético de Madrid, time de Courtois

    Messi passou em branco nos últimos cinco jogos entre Barcelona x Atlético de Madrid, time de Courtois

Lionel Messi x Thibaut Courtois. Os jogadores de Barcelona e Atlético de Madri, rivais na Espanha, voltarão a se encontrar neste sábado, no duelo entre Argentina e Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A partida acontece no Mané Garrincha, às 13h (horário de Brasília).

Este será o 11º encontro de Messi e Courtois em três temporadas, desde que o goleiro foi contratado pelo Atlético de Madri junto ao Chelsea, por empréstimo, em 2011. E no que depender dos últimos confrontos, o goleiro belga tem tudo para levar a melhor.

Só nesta temporada, o Atlético jogou contra o clube catalão em quatro oportunidades: somou três empates e uma vitória, e Courtois levou apenas dois gols - nenhum deles de Messi. Mais que isso. o time colchonero teve uma temporada brilhante, conquistando o Campeonato Espanhol e eliminando o time catalão nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Apesar dos 20 gols que tem na carreira contra o Atlético de Madri, o argentino não balança as redes diante do rival há cinco partidas. Mesmo assim, o goleiro belga sabe que Lionel pode desequilibrar, assim como vem fazendo na Copa do Mundo.

"É claro que ficará bastante complicado para gente se o Messi tiver inspirado. Mas nós encontramos um equilíbrio para poder irritar a seleção da Argentina", disse Courtois.

No começo dos duelos entre os dois atletas, porém, quem mandava era Lionel. Nos três primeiros, o craque argentino não deu chance ao jovem arqueiro de 22 anos, e marcou seis gols, incluindo um hat-trick no primeiro encontro, pelo Campeonato Espanhol, na goleada de 5 a 0 do Barcelona.

No terceiro gol, uma curiosidade. Após finalização de canhota, a bola passou entre as pernas de Cortouis, que voltou a sofrer com Messi no confronto seguinte, no Vicente Calderón, casa do Atlético de Madri.  Enquanto ele ainda arrumava a barreira, Messi cobrou falta com perfeição, no ângulo esquerdo. Cortouis só olhou, e viu sua equipe perder por 2 a 1.

Ainda era 2012, mas de lá para cá, Courtois cresceu e se transformou em um dos principais goleiros do mundo, deixando Messi para trás nos últimos confrontos. Resta saber quem levará a melhor neste sábado e sairá do confronto com ainda mais moral.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos