Prefeitura dá hora para festa acabar na Vila Madalena

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Fim de festa, na Vila Madalena, é 1h da manhã, mesma hora que fecham os bares. Esta é a nova diretriz que irá adotar, já a partir desta quinta-feira, a Prefeitura de São Paulo, que colocará em prática a chamada "Operação Desconcentração".

De acordo com a secretaria municipal extraordinária da Copa, os incidentes envolvendo torcedores argentinos ocorridos na última terça-feira, quando a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para tirá-los das ruas já na alta madrugada, motivaram a adoção de novas técnicas para conter a festa no bairro boêmio da zona oeste de São Paulo.

A operação se dará basicamente por meio de três operações. Primeiro, as ruas que concentram a festa, Mourato Coelho e Aspicuelta, serão bloqueadas com grades metálicas, e será impedida a entrada nessas vias com recipientes contendo garrafas ou latas de cerveja, ou qualquer outra bebida alcoólica. Toda a operação planejada pela prefeitura, aliás, será executada prioritariamente nas ruas que concentram a festa, e não no bairro inteiro.

Também será intensificada a ação de agentes da Subprefeitura de Pinheiros e da Guarda Civil Metropolitana para impedir a ação de ambulantes que vendem bebidas alcoólicas. A ideia é cortar o "combustível" que mantém a festa em andamento após o fechamento dos bares, que se dá, por força de lei municipal, à 1h da manhã.

Por fim, logo após o fechamento dos bares, terá início a operação de limpeza das ruas, com carros-pipa, varredores e agentes de segurança fazendo o apoio. O objetivo, segundo fonte da prefeitura, "é passar a ideia de que a festa acabou".

Além das ações da prefeitura, a Polícia Militar, que tem mantido uma força de 150 homens no bairro, irá agir para que os torcedores entendam que é preciso fazer silêncio após 1h da manhã. De acordo com nota enviada ao UOL Esporte pela PM, "a Polícia Militar esclarece que as regras expressas na lei municipal assim como a fiscalização de seu cumprimento são, prioritariamente, de competência da prefeitura, contudo, estará presente no evento para garantir a segurança pública e prestará o apoio necessário para garantir a tranquilidade do evento." 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos