Fifa diz que vai rastrear ingressos vendidos por cambistas nesta sexta

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, declarou nesta quinta-feira, em nota oficial, que a entidade máxima do futebol vai analisar amanhã os ingressos apreendidos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na operação Jules Rimet. Segundo Weil, na análise, será possível verificar a autenticidade das entradas e identificar quem eram seus donos.

"Os especialistas em ingressos da Fifa vão analisar amanhã (sexta-feira, dia 4 de julho de 2014) os ingressos apreendidos para confirmar sua autenticidade e ajudar as autoridades a identificar a fonte dos ingressos e a rastreá-los", declarou Weil, em nota enviada pela Fifa nesta noite.

O diretor de Marketing da Fifa voltou a afirmar que a federação está disposta a colaborar com a polícia na investigação sobre cambismo. Na terça, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 11 pessoas suspeitos de integrar um esquema internacional de venda ilegal de entradas da Copa. As prisões foram feitas na operação Jules Rimet.

Entre os presos, está argelino Mohamadou Lamine Fofana, suporto chefe da quadrilha que vendia ingressos. Segundo a polícia, Fofana obtinha entradas da Copa no hotel em que estão hospedados membros da Fifa. Também circulava em carro credenciado pela entidade. A Fifa negou.

Leia abaixo a íntegra da nota assinada por Weil:

Com relação à "Operação Jules Rimet", a FIFA está apoiando as autoridades locais em suas investigações contra as atividades de cambistas e a venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA. Os especialistas em ingressos da FIFA vão analisar amanhã (sexta-feira, dia 4 de julho de 2014) os ingressos apreendidos para confirmar sua autenticidade e ajudar as autoridades a identificar a fonte dos ingressos e a rastreá-los.  A FIFA e as autoridades locais irão se assegurar de que qualquer violação receba a devida punição.

A FIFA tem uma postura firme contra qualquer forma de violação aos regulamentos da venda de ingressos e está muito satisfeita com a grande colaboração das autoridades locais em seus esforços para reprimir a venda não autorizada de ingressos.

Além disso, a FIFA gostaria de confirmar que Mohamadou Lamine Fofana nunca foi credenciado para a Copa do Mundo da FIFA e não teve acesso a nenhum carro oficial da Copa do Mundo da FIFA.

Por favor, entenda que não podemos fazer mais comentários sobre procedimentos em andamento.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos