Sorte de campeão? Rival do Brasil não "gastou" a dele nas oitavas

Do UOL, em São Paulo

O Brasil terá pela frente na próxima fase da Copa do Mundo uma seleção que não precisou contar com a famosa "sorte de campeão" nas oitavas de final. A Colômbia, 100% de aproveitamento neste Mundial, foi a única que passou de fase com certa tranquilidade.

Comandados pelo meia James Rodríguez, os colombianos passaram pelo Uruguai com uma vitória por 2 a 0. Esse placar começou a ser construído ainda no primeiro tempo.

A Bélgica, que não teve tranquilidade e precisou da prorrogação, foi outra seleção que também não teve lances de sorte no duelo contra os americanos. A vitória antes os EUA veio por 2 a 1.

Quem teve sorte de campeão?

Trave ajuda Júlio César e Brasil segue

AP Photo/Hassan Ammar


O Brasil só conseguiu passar pelo Chile nos pênaltis, e a trave do goleiro Júlio César brilhou em pelo menos duas oportunidades. A primeira delas na prorrogação e a segunda na disputa nas penalidades.

Nos minutos finais da prorrogação, o atacante Pinilla quase deu a classificação para os chilenos. Mas o chute de fora da área parou no travessão de Júlio César.

Nas penalidades, a trave brilhou na cobrança de Jara, o último pênalti chileno no jogo que garantiu o Brasil nas quartas.

Virada relâmpago garante holandeses nas quartas

REUTERS/Mike Blake


Considerada uma das principais seleções da primeira fase, com três vitórias, a Holanda tinha um grande favoritismo contra o México. Mas, um chute de Giovanni dos Santos assustou os holandeses.

Atrás do placar, pela terceira vez nesta Copa, a virada desta vez demorou muito para sair. Na verdade, ela só aconteceu nos acréscimos.

O primeiro gol surgiu apenas aos 44 minutos do segundo tempo, após chute de Sneijder de fora da área. E quando a prorrogação parecia certa, Robben foi derrubado na área e Huntelaar virou o jogo em cobrança de pênalti.

Trave salva argentinos no fim da prorrogação

Clive Rose/Getty Images


A Argentina conseguiu vantagem no placar contra a Suíça após quase duas horas de bola rolando. Como faltavam poucos minutos para o fim do jogo, era difícil crer em uma reação suíça, mas ela quase veio.

Praticamente na última jogada do duelo, Dzemaili desviou uma bola dentro da área e acertou a bola na trave de Romero. No rebote, ela voltou a bater no suíço, mas foi para fora desta vez.

Durante o tempo normal, a sorte argentina já havia aparecido quando Drmic puxou um contra-ataque e saiu na cara de Romero. Mas o suíço tentou encobrir o goleiro da Argentina.

Franceses tomam susto contra nigerianos

Francois Xavier Marit - Pool/Getty Images


Muitos acreditavam que a França passaria com tranquilidade contra a Nigéria, mas a classificação quase não veio, boa parte por culpa de Enyeama. Boas defesas em sequência salvavam os nigerianos até os minutos finais do segundo tempo.

Mas, quis o destino que fosse justamente Enyeama "entregasse" o resultado. Em um escanteio, o goleiro falhou ao tentar afastar o cruzamento e a bola sobrou para Pogba cabecear com gol aberto.

Durante a partida, os nigerianos ainda tiveram um gol de Emenike anulado, mostrando mais um lance de sorte dos franceses. O nigeriano estava mesmo em posição irregular.

Azarão também conta com a sorte

AFP PHOTO / RONALDO SCHEMIDT


Classificada do grupo da morte, a Costa Rica chegou como grande surpresa nas oitavas de final e mostrou que mesmo azarões podem contar com um pouquinho de sorte.

E boa parte desta dose de sorte foi graças ao goleiro Keylor Navas. O jogador da Costa Rica fez diversas grandes defesas na pressão imposta pela Grécia, principalmente depois da expulsão de um jogador ainda no tempo normal.

Enquanto defendia com as mãos e até com as pernas em gols praticamente certos, Navas até cedeu um gol para os gregos. Mesmo assim, Costa Rica conseguiu segurar o resultado até a classificação nos pênaltis.

Alemanha sofre, mas conta com ajudinha do destino

Jamie Squire/Getty Images


A Alemanha martelou a Argélia durante longos 90 minutos e chegou a tomar susto no contra-ataque dos africanos. No entanto, a ajuda apareceu na prorrogação.

Os alemães precisaram de um minuto no tempo extra para fazer um gol com um "erro" de Schürrle. A finalização mascada do atacante do Chelsea morreu no fundo do gol de M'Bolhi.

Assim como aconteceu com a França ante a Nigéria, a Alemanha também quase saiu atrás do placar. Slimani, ainda com 16 minutos do primeiro tempo, mandou para as redes, mas o gol foi anulado corretamente.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos