Fora da Copa, Donovan critica desempenho dos EUA, mas nega torcida contra

Da EFE

Principal jogador dos Estados Unidos e "esquecido" pelo técnico Jürgen Klinsmann para a disputa da Copa do Mundo, o atacante Landon Donovan se mostrou crítico ao desempenho da seleção do país após a eliminação para a Bélgica com uma derrota por 2 a 1 nas oitavas de final do torneio.

"Os EUA jogaram três partidas medíocres e uma em que mereciam a vitória, contra Portugal, mas que terminou 2 a 2. A realidade é que a equipe não jogou bem contra Gana, eles foram melhores, o contrário do que aconteceu contra Portugal, que fizeram uma grande partida e mereciam marcar mais gols", declarou o jogador à "ESPN".

A ausência de Donovan na lista de convocados, por questão técnica de acordo com o treinador, gerou grande polêmica. O atacante, de 32 anos, afirmou que quis torcer contra a seleção no dia seguinte após a convocação, mas que mudou de ideia em pouco tempo e apoiou os ex-companheiros durante a competição.

Apesar das críticas ao time, o jogador fez questão de elogiar o goleiro Tim Howard, um dos destaques da equipe nesta edição da Copa do Mundo com grandes defesas.

"A grande atuação do goleiro evitou que fôssemos goleados pela Alemanha e, especialmente, pela Bélgica. Howard foi incrível contra a Bélgica, nunca o vi tão bem nas Copas que disputei", afirmou o jogador americano.

Maior artilheiro da seleção americana na história, com 57 gols, Donovan não comentou especificamente sobre a grande oportunidade que o atacante reserva Chris Wondolowski teve para marcar um gol, cara a cara com o goleiro belga Thibaut Courtois, e chutou para fora, mas lamentou ao dizer que a equipe teve a chance de vencer a partida.

Wondolowski, que não conseguiu se destacar nas partidas que jogou pela seleção, foi um dos jogadores que Klinsmann optou por levar ao Mundial no lugar de Donovan, que também é o maior goleador de todos os tempos da liga americana (MLS).

London Donovan também considerou que a entrada do centroavante Romelu Lukaku na equipe da Bélgica foi fundamental para furar o bloqueio da defesa americana, que se cansou para resistir à pressão europeia. Para ele, o país ainda precisa melhorar se quiser enfrentar equipes mais tradicionais de igual para igual.

"A seleção dos Estados Unidos voltou a mostrar que o nosso futebol ainda tem muito a crescer em relação às melhores equipes do mundo, das quais não conseguimos vencer mais uma vez. Falta talento e atitude para podermos ganhar de equipes como Alemanha e Bélgica, embora tenha sido positivo chegar à segunda fase em um grupo tão difícil como era o nosso", disse o jogador.

Os EUA se despediram da Copa do Mundo com uma derrota por 2 a 1 para a Bélgica, nas oitavas de final. Na fase de grupos, estrearam com vitória por 2 a 1 sobre Gana, empataram em 2 a 2 com Portugal e perderam por 1 a 0 para a Alemanha. Essa foi a sétima participação consecutiva do país no torneio e a décima na história.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos