Sabella vê a Argentina como uma fortaleza mental

Luis Augusto Símon

Do UOL, em São Paulo

O técnico Alejandro Sabella Sabella definiu apenas três pontos da Argentina para o jogo contra a Suíça: personalidade, controle mental e equilíbrio. Quanto à escalação, escapou de todas as perguntas. Não confirmou nem Lavezzi como substituto do contundido Aguero, algo que todo mundo aposta que acontecerá.

Para falar sobre controle mental, ele recorreu a Branco, ex-jogador da seleção brasileira e a um filósofo que não citou o nome. "Na televisão, ouvi Branco comentando sobre a cobrança de penais de Brasil contra Chile. Ele falou muitas vezes sobre controle mental. Concordo. Um filósofo disse uma vez que uma grama de cérebro pesa mais que um quilo de músculo".

E ele vê a Argentina muito firme nesse item. "Estamos muito fortes mentalmente. Em grupos de elite, a personalidade é fundamental. O equilíbrio emocional é um fator vital tanto quanto o físico, importante nessa Copa de muito calor."

A Argentina sabe que não pode mais errar. "Somos uma fortaleza mental. Não há mais margem de erros, não há chance de recuperação. Estamos concentrados e temos de manter o equilíbrio", afirmou.

Palavra chave para definir o estilo de jogo. "Um time que defende mal não ataca bem. Um time que ataca mal não defende bem. O time precisa ter equilíbrio, precisa ser um time curto, com pouco espaço entre as linhas. É isso que buscamos sempre", disse o técnico.

Ele tem conseguido, pouco a pouco. Sabella dá nota 7 para o rendimento contra a Nigéria, a melhor partida até agora, segundo ele. "Precisamos melhorar a partir desse ponto".

Equilíbrio é bom, mas Sabella tem um homem do desequilíbrio. "Messi está fazendo um grande Mundial. O Mundial que ele esperava, que seu país esperavam e que sua família esperava. Não comparo com Maradona, que também foi determinante em 86. E não comparo com Neymar. Messi é o melhor do mundo e Neymar é ótimo. Os dois são fundamentais para suas seleções", afirmou o treinador.

A Argentina enfrenta a Suíça a partir das 13h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo terá acompanhamento em Tempo Real pelo Placar UOL Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos