Gregos falam em 'se inspirar' em título da Euro para derrubar Costa Rica

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Há 10 anos, a Grécia conseguia seu maior feito no futebol: vencer a Eurocopa ao bater Portugal de Felipão, numa final histórica, em Lisboa. Agora, diante do feito inédito de chegar a uma oitavas-de-final de Copa do Mundo, o assunto veio à tona, e a expectativa do grupo atual é imitar os campeões daquele ano.

"Eu também era jogador, tinha 19 anos, estava na rua. Era um torcedor que amava a seleção. Foram momentos inesquecíveis, mas são águas passadas. A lembrança é linda, claro, mas hoje sou parte dessa seleção e estou muito feliz. Espero sinceramente imitar o resultado da seleção da época", afirmou zagueiro Vasileios Torosidis.

O jogador também ressaltou que a crise econômica e problemas sociais do país o incentivam a buscar a classificação. "Essa é a primeira vez que a Grécia se classifica para as oitavas. É um momento histórico para o país. Sentimos a alegria do nosso povo já nos primeiros resultados, quando nos classificamos. Vimos claramente que estamos trazendo alegria. Todos os jogadores estão trabalhando e tínhamos um incentivo para jogar bem para o nosso povo, também pela dificuldades sociais.

O técnico da Grécia, o português Fernando Santos, também lembrou o título europeu de 2004 para ressaltar que as zebras podem passear em qualquer campeonatos do mundo.

"A Costa Rica também era um time desconhecido nessa Copa, assim como a Grécia era em 2004. isso nos faz lembrar o que aconteceu naquele ano. Em 204, a Grécia conseguiu um feito histórico e nesse aspecto acho que isso pode nos inspirar", afirmou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos