Ambulantes pressionam, iniciam tumulto e conseguem furar fiscalização
Danilo Lavieri e Veronica Mambrini
Do UOL, em São Paulo
Falhou o esquema de segurança implantado pela prefeitura na Vila Madalena. Depois de algumas horas de resistência e bloqueios maiores do que o de costume, os fiscais acabaram pressionados por ambulantes e por frequentadores do bairro e cederam. A reportagem do UOL Esporte presenciou o exato momento em que os seguranças abriram as grades e permitiram que todo mundo passasse.
A ação foi tomada para evitar confusão. Em um dos bloqueios da Rua Aspicuelta, as pessoas barradas começaram a se aglomerar, iniciaram uma revolta e um pouco de empurra-empurra. Para evitar problemas, os seguranças contratados pela prefeitura cederam.
A invasão foi comemorada como um gol, seguida de gritos de "Brasil eô". A partir daí, o comércio de cerveja e outras bebidas aconteceu de forma escancarada e sem qualquer tipo de intervenção da polícia.
A movimentação aumentou bastante até a o início jogo e já está praticamente impossível circular entre a Rua Mourato Coelho e Aspicuelta.
Para evitar problemas com o excesso de pessoas, a ideia inicial era evitar ambulantes, concentrando a movimentação em bares e limitando a área da festa. De nada adiantou. Nem com a fiscalização reforçada, os vendedores foram contidos.
Na última sexta, a prefeitura tinha anunciado que não permitiria ambulantes dentro dos bloqueios e que o esquema de segurança seria aumentado.