Suspensão de Suárez é a maior punição disciplinar da história das Copas

Do UOL, em São Paulo

A decisão do Comitê Disciplinar da Fifa, anunciada na manhã desta quinta-feira (26), de suspender o atacante uruguaio Luis Suárez por 9 jogos pela mordida dada no ombro esquerdo do zagueiro Chiellini é a mais pesada punição por um ato violento cometido em campo ocorrida dentro da disputa de uma Copa do Mundo.

Nem episódios lendários da história dos Mundiais, envolvendo agressões do brasileiro Leonardo e do italiano Tassotti, em 1994, e do francês Zidane, em 2006, receberam da Fifa uma resposta tão severa.

A cotovelada desferida pelo lateral-esquerdo Leonardo, nas oitavas-de-finais, contra o americano Tab Ramos durante a vitória por 1 a 0 do Brasil contra os Estados Unidos, por exemplo, rendeu suspensão de 4 jogos, o que tirou o jogador do resto do Mundial disputado em território americano. Na fase seguinte, o defensor Tassotti também deu uma cotovelada, no espanhol Luís Enrique. Levou oito jogos de suspensão e não pode disputar a semifinal e a final da Copa daquele ano.

Em 2006, em uma das cenas mais emblemáticas da história das finais das Copas do Mundo, o meia francês Zidane respondeu às provocações do zagueiro italiano Materazzi com uma cabeçada no peito do adversário. Foi expulso pelo árbitro argentino Horácio Elizondo. Como já havia anunciado sua aposentadoria após o Mundial da Alemanha, recebeu apenas uma multa, de 7,5 mil francos (cerca de R$ 13 mil, àquele época).

A suspensão de Luis Suárez - que além dos 9 jogos oficiais pela seleção uruguaia também foi banido do futebol por quatro meses, não podendo nem treinar por seu clube, e multado em cerca de R$ 250 mil - é a segunda decidida pela Fifa durante a disputada da Copa do Mundo realizada no Brasil. Após a segunda rodada, o volante camaronês Song tomou um gancho de três jogos por ter dado uma cotovelada nas costas do atacante croata Mandzukic.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos