Suárez foi suspenso por 34 jogos desde 2010. Sem levar nenhum vermelho

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

O histórico de mordidas de Suárez em adversários torna difícil o argumento contra a suspensão de nove jogos aplicada pela Fifa pelo ataque a Chiellini na Copa. Uma análise maior no histórico do jogador, porém, expõe ainda mais como indefensável sua conduta dentro de campo.

Jogador técnico e ofensivo, o uruguaio, Não costuma receber cartões vermelhos. Isso, porém, não é nenhuma prova de que seja disciplinado – muito pelo contrário: desde 2010, conseguiu a proeza de cumprir suspensão em 34 partidas. Todas por motivos disciplinares, nenhuma sequer por ter recebido cartão vermelho.

O "cartel" de Suárez começou ainda pelo Ajax, em novembro de 2010, quando o atacante mordeu Otman Bakkal, do PSV. Seu próprio clube tentou antecipar uma punição e suspendeu o jogador por dois jogos. A Federação Holandesa achou pouco, e aumentou para sete. Luisito pagou uma multa, de valor não revelada, e desculpou-se pelo suas atitudes em um vídeo.

Em 2011, outra suspensão, dessa vez já pelo Liverpool, por ofensas racistas dirigidas ao lateral esquerdo Evra, do Manchester United. Oito jogos, e multa de 40 mil libras. No mesmo ano, ainda foi suspenso por mais um jogo, por fazer gestos obscenos para a torcida do Fulham. O cumprimento, porém, coincidiu com um dos oito jogos da punição anterior.

Ivanovic, do Chelsea, foi vítima da segunda mordida, em 2013. As câmeras flagraram a agressão de forma inapelável, e resultaram em mais dez partidas de suspensão. Em 2014, o "apetite" se Suárez voltou a aparecer, e Chiellini que foi para casa com marcas de dentes.

A suspensão recorde de nove jogos aplicada pela Fifa pelo incidente na Copa de 2014 leva para 34 o número de jogos dos quais Suárez ficou ou terá de ficar de fora, sem que nenhum deles tenha sido por suspensão automática após um cartão vermelho.

Isso sem contar os jogos pelo Liverpool dos quais o atacante não participará – a punição pelo ataque a Chiellini inclui nove jogos internacionais e mais quatro meses afastado de qualquer atividade futebolística, o que deve colocar mais 13 jogos na conta. Nesse ritmo, no final de sua carreira, Suárez vai ter tantos castigos quanto terá gols.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos