Com pênalti polêmico, Grécia vence nos acréscimos e avança pela 1ª vez

Do UOL, em São Paulo

Eles fizeram a pior campanha da Copa de 1994. Dezesseis anos depois, na África do Sul, conseguiram apenas uma vitória. E agora, no Brasil, na terceira participação em Copas, os gregos finalmente vão jogar as oitavas de final. A vitória por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim em Fortaleza parecia impossível no começo. Mas um pênalti polêmico aos 47min do segundo tempo, convertido por Samaras, garantiu a vitória. 

Empurrada por torcedores fantasiados de deuses do Olimpo na arquibancada, a seleção da Grécia chegou à vitória de que precisava e contou com a vitória da Colômbia sobre o Japão para chegar à segunda posição do grupo C. Enfrentarão a Costa Rica, domingo, na Arena Pernambuco. A Costa do Marfim, também em sua terceira participação em Copas, volta para casa.   

Fases do jogo: Com uma formação mais ofensiva, a Costa do Marfim começou dominando a posse de bola, mas foi a Grécia quem assustou primeiro a meta adversária com um belo chute de fora da área que carimbou o travessão. Quando os gregos avançaram a marcação sobre a primeira linha de defesa rival, foram presenteados com um erro de passe de Toure que originou um contra-ataque mortal no final do primeiro tempo: 1 a 0.

Precisando desesperadamente de um gol, o técnico da Costa do Marfim pediu para seus jogadores atacarem em bloco e ofereceu a possibilidade de contra-ataques. A Grécia aproveitou os espaços na defesa a africana, imprimindo muita velocidade em investidas perigosas. Mas a pressão marfinense deu resultado após uma bela troca de passes resultar no empate. Nos últimos quinze minutos, os gregos tentaram o segundo gol, e foram presenteados com um pênalti polêmico no final.

O melhor: Samaras. O veterano grego estava sumido na partida, mas com sua experiência, foi decisivo em lances capitais. Primeiro, estava ligado ao aproveitar um erroda defesa marfinense e deixar um companheiro na cara do gol. E nos acréscimos, quando teve que bater o pênalti decisivo, mostrou frieza para fazer o gol da classificação.

O pior: Tioté. O volante marfinense estava desligado e brincou quando não podia. Um passe errado seu fez a bola chegar nos pés de Samaras, que abriu o placar para a Grécia. Foi o sacrificado pelo treinador para a entrada de Bony.

Chave do jogo: o banco. O técnico português da Grécia foi obrigado fazer duas alterações logo no começo do jogo, uma delas para trocar o goleiro. Um dos substitutos, Samaras, abriu o placar. Do outro lado aconteceu o mesmo. Bony, que também saiu do banco, empatou a partida.

Toque dos técnicos: Depois de ser barrado nos dois primeiros jogos, Drogba foi escalado como titular pela primeira vez. O técnico Sabri Lamouchi optou por uma formação um pouco mais ofensiva, com Yaya Touré jogando mais à frente, assim como faz no Manchester City.  

Para lembrar:

Luto. Os marfinenses jogaram com uma faixa preta no braço esquerdo em memória de Oyala Ibrahim, irmão mais novo de Kolo e Yaya Touré. Os dois chegaram a deixar o Brasil para ir ao velório de Ibrahim, que tinha câncer.

O gol é um detalhe. O gol de Samaras, que abriu o placar em Fortaleza, foi o primeiro da Grécia na Copa.  E apenas o terceiro da seleção em suas três participações em Mundiais. Com dificuldade para balançar as redes, os gregos precisaram de um pênalti duvidoso. 

Três bolas na trave. Os gregos podem não ser exímios goleadores, mas pelo menos tentaram contra a Costa do marfim. Foram três bolas na trave em tentativas de fora da área, quando o time lutava desesperadamente do resultado.

GRÉCIA 2 x 1 COSTA DO MARFIM

Data: 24/06/2014 - 17h
Local: Castelão (Fortaleza)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Auxiliares: Christian Lescano (Equador) e Byron Romero (Equador)
Cartões amarelos: Drogba, Kalou e Serey Die (Costa do Marfim)
Gols: Samaras aos 42min do 1º tempo (Grécia); Bony aos 29min do 2º tempo (Costa do Marfim) e Samaras aos 47min do 2º tempo (Grécia)
Público: 59.095 pessoas

Grécia: Karnezis (Glykos); Manilas, Sokratis e Torosidis; Karagounis (Gekas), Maniatis, Lazaros, Kone (Samaras) e Samaras; Salpingidis
Técnico: Fernando dos Santos

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tiote (Bony), Serey Die, Kalou, Yaya Touré e Gervinho (Sio); Drogba (Diomonde)
Técnico: Sabri Lamouchi

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos