Fifa absolve México por grito de torcida homofóbico

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa absolveu o México pelos gritos supostamente homofóbicos de sua torcida na estreia contra Camarões. Os mexicanos gritavam "puto" cada vez que o goleiro do time africano ia chutar a bola. Com essa decisão, a CBF também está livre de qualquer punição pelo comportamento dos torcedores brasileiros que repetiram os gritos na partida contra os rivais latino-americanos, no Castelão.

Até agora a federação internacional só tinha aberto um procedimento formal no seu comitê disciplinar em relação à primeira partida mexicana. "Não foram considerados insultosos (os gritos). Foram desconsideradas quaisquer alegações contra o México", afirmou o comunicado da Fifa, ressaltando que não houve quebra do código da entidade.

Não há outro caso formal de disciplina no comitê da Fifa. Mas a entidade verificará dados sobre suposto racismo em jogos da Rússia e da Alemanha. No caso dos alemães, há acusação de manifestação da torcida que se pintou de preto, além de um invasor de campo com supostamente inscrições nazistas. No caso dos russos, há acusações da presença de bandeiras discriminatórias. 

Também não há nenhuma conclusão até agora sobre a invasão dos chilenos no Maracanã, que poderia gerar punição pelo código da federação internacional. Nem foi aberto procedimento no comitê disciplinar, nem o Chile foi inocentado.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos