Decisivos, Neymar e Robben encantam na Copa com campanhas quase idênticas

Do UOL, em São Paulo

A primeira fase da Copa do Mundo ainda nem terminou, mas dois jogadores já demonstram que podem lutar até o fim pelo título de craque do Mundial. Após três jogos disputados, Neymar e Robben são os responsáveis diretos pelas classificações de Brasil e Holanda para as oitavas de final. Todo o destaque dos dois atacantes pode ser explicado, em partes, pelo perfeccionismo demonstrado por ambos quando o assunto é finalização.

Em sua primeira Copa, Neymar começa a fazer jus a toda expectativa dos brasileiros em relação ao seu futebol. Com quatro gols anotados, o camisa 10 do Brasil é o artilheiro isolado da competição. "Matador", o craque do Barcelona é o quarto que mais finalizou no torneio e um dos que detém o melhor aproveitamento. Até aqui foram 11 chutes no alvo e apenas um errado.

O único que possui números idênticos é exatamente Arjen Robben. Bem mais experiente e em sua terceira Copa, o holandês, de 30 anos, tem o mesmo número de finalizações no alvo, mas anotou um gol a menos na comparação com o atleta do Barcelona. O aproveitamento do astro do Bayern de Munique só não é maior porque ele conta com a companhia de Van Persie, que também marcou três vezes, no ataque da Holanda.

Para ter uma ideia mais clara de como os números dos dois atacantes é alto, apenas Cristiano Ronaldo e Karim Benzema arriscaram mais do que a Neymar e Robben. O português finalizou 14 vezes e acertou o gol em sete oportunidades. Já o francês que defende o Real Madrid teve 15 chances e 11 foram no alvo.

Não é apenas nas finalizações que brasileiro e holandês se destacam. Os números também são impressionantes em outros quesitos. Veja:

Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Os caras!

Apenas quatro jogadores foram eleitos os "craques do jogo" em duas oportunidades: Neymar, Robben, Messi e Benzema. O brasileiro conseguiu o feito na partida de abertura, quando marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, e na goleada por 4 a 1 sobre Camarões, sendo autor de mais dois tentos.

Já Robben foi eleito o melhor na a suada virada holandesa, por 3 a 2, sobre a Austrália, e na vitória por 2 a 0 sobre o Chile, quando infernizou a defesa chilena e ainda deu uma assistência para o gol de Memphis Depay. 

AFP PHOTO / DAMIEN MEYER

Na base da velocidade

Com porte físico "fino", Neymar e Robben também são parecidos quando o tema é velocidade máxima em campo. O holandês já atingiu 31 km/h nesta Copa do Mundo. Já Neymar foi um pouco superior ao correr a 31.1 km/h. A diferença entre ambos está na distância percorrida. Robben cobriu uma distância de 31.4 km, enquanto Neymar está com 27.3 km andados.

Flávio Florido/UOL

Pelas beiradas

Neymar e Robben também possuem semelhanças até mesmo no posicionamento dentro de campo. Ambos os jogadores preferem atuar pelas alas do campo. A diferença está no lado de cada um. Enquanto o brasileiro jogou a maior parte das partidas até aqui pela esquerda, Robben fica do lado oposto. Canhoto, o holandês gosta de cortar os lances para o meio do campo antes de finalizar. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos