Após esquecer Garrincha, Fifa pede palmas ao ex-jogador em jogo da seleção

Paulo Passos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Brasília (DF)

  • Acervo UH/Folhapress

    O ponta-direita Mané Garrincha foi destaque do time brasileiro em 62

    O ponta-direita Mané Garrincha foi destaque do time brasileiro em 62

Antes do jogo entre Brasil e Camarões, nesta segunda-feira, o locutor do estádio em Brasília pediu aos torcedores palmas para Garrincha, o ex-atacante bicampeão mundial com a seleção brasileira. No momento, o telão do estádio exibiu imagens do ponta que dá nome ao estádio. Foi uma resposta da Fifa a uma indelicadeza com o nome de um dos mais importantes jogadores brasileiros em Copas do Mundo.

A Fifa omite o nome de Garrincha quando fala da arena de Brasília, sede dos jogos da Copa do Mundo na capital federal. Nos anúncios oficiais da entidade, o nome usado é Estádio Nacional.

A primeira polêmica em torno do nome do estádio começou em 2011. Na época, o governo do Distrito Federal anunciou que o estádio reconstruído para o Mundial seria batizado Nacional de Brasília. Depois de protestos de moradores da capital, que exigiam a manutenção do nome do antigo estádio, o governo voltou atrás e decidiu que a nome do local seria Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Nas competições da Fifa, porém, o nomenclatura completa não é utilizada. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 preparou a homenagem após reclamações dos familiares do ex-jogador da seleção e do Botafogo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos