Holanda entrará em campo sem nenhum 'van' depois de 18 anos

  • EFE/EPA/MOHAMED MESSARA

    Van Persie comemora segundo gol da Holanda contra a Austrália, em Porto Alegre

    Van Persie comemora segundo gol da Holanda contra a Austrália, em Porto Alegre

A suspensão do capitão da Holanda Robin van Persie para o jogo desta segunda-feira contra o Chile, no Itaquerão, irá gerar uma situação curiosa e que há muito tempo não se via na equipe dos Países Baixos.

Pela primeira vez nos últimos 18 anos, a Holanda entrará em campo sem nenhum jogador cujo 'van' conste em algum dos nomes. A última vez que isso tinha acontecido foi em um amistoso contra a China, em 1996. A informação é do jornal holandês Algemeen Dagblad.

Mas os 'vans' não estarão completamente órfãos. Os onze titulares serão comandados pelo treinador Louis van Gaal.

Robin van Persie cumpre suspensão após receber cartões amarelos nos jogos contra Espanha e Austrália. O favorito a assumir a posição de titular é o jovem Memphis Depay, de 20 anos, que marcou o terceiro gol da vitória por 3 a 2 em cima da Austrália.

O retrospecto da Holanda "sem vans" em Copas do Mundo não é favorável. Na última partida de Mundial sem nenhum 'van' holandês em campo, a equipe perdeu para a vizinha Bélgica por 1 a 0, em 94. Detalhe: o camisa 7 dos belgas naquela partida era Franky van der Elst.

Van Persie é o único do elenco a ostentar o nome que consagrou jogadores como Marco van Basten, Edwin van der Sar, Giovanni van Bronckhorst e Ruud van Nistelrooy. O meia Rafael van der Vaart faria companhia ao atacante, mas foi cortado por lesão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos