Klose entra, iguala recorde de gols em 1 min e salva Alemanha contra Gana

Do UOL, em São Paulo

Ronaldo era o recordista de gols em Copas do Mundo, isolado. Chegou até a pedir para que os brasileiros torcessem contra Klose, principal candidato a igualar/quebrar seu recorde. O alemão não entrou em campo na estreia da Alemanha, mesmo com goleada, jogo fácil. Ele não precisa disso, gosta de jogos difíceis. Foi o que mostrou exatamente um minuto depois de ser chamado para entrar no gramado do Castelão neste sábado, logo após os alemães levarem virada de Gana. Oportunista, o atacante de 36 anos esticou o pé e colocou para dentro o gol de empate. Recorde igualado, com 15 gols em Mundiais. Alemanha e Gana, assim, ficaram no 2 a 2 em Fortaleza. 

Além de Klose, dono do papel principal da partida, fica o primeiro tropeço daquele time que muitos pensaram que era o favorito absoluto da Copa, principalmente após a primeira rodada, com o show sobre Portugal. Gana soube como neutralizar o toque de bola alemão e se manteve viva na Copa, chegando a um ponto. A Alemanha vai a quatro e lidera o Grupo G, pelo menos até o duelo entre EUA e Portugal, no próximo domingo.

Fases do jogo: É possível dividir o jogo em duas partes: a que Gana jogou de igual para igual com uma das seleções favoritas ao título, e a parte que mais será lembrada, a do recorde de Klose. Antes do atacante se tornar o 3° jogador a marcar em quatro Copas diferentes (Pelé e Seeler os outros), Gana mostrou que a velocidade alemã pode ser igualada - e, se for, é possível jogar para vencê-los. O primeiro tempo teve boas chances para ambos os times, mas no segundo que a emoção surgiu.

A etapa final viu Gotze abrir o placar com curioso gol de joelho. Ele recebeu cruzamento de Thomas Müller e errou a cabeçada, acertando o próprio joelho. Por sorte, a bola entrou. Pouco depois, Andre Ayew subiu por trás da zaga alemã e empatou. Gana se empolgou e, em mais um contra-ataque, Asamoah Gyan bateu forte para vencer Neuer. Fim dessa parte. Foi quando Klose foi chamado. Fez história. Salvou os alemães com um toque na bola. A parte história de um dos jogos mais emocionantes da Copa no Brasil.

O melhor: Klose - Fez história e provou que é matador. Claro, não criou muito mais do que o gol nos cerca de 20 minutos nos quais atuou, mas nem era necessário. No resto da partida, destaque para Ayew, atacante ganês, que criou boas chances e que, se seus companheiros não fossem tão "fominhas", poderia ter marcado mais. Sempre livre ou bem posicionado na área alemã, faltou a bola chegar para ele se consagrar.

O pior: Mustafi - O zagueiro alemão só foi convocado para a Copa porque Schmelzer se lesionou e teve que ser cortado. Ele entrou no intervalo da partida no lugar de Boateng e oito minutos depois foi nas costas dele que Ayew subiu para marcar o 1° gol de Gana. Vale lembrar que, quando Mustafi foi cortado antes de ser chamado novamente, Joachim Löw falou que o defensor estava abaixo dos companheiros nos treinos.

Chave do jogo: Diferentemente de Portugal, que levou de 4 a 0 da Alemanha na primeira rodada, Gana não se intimidou com toda a expectativa criada pela ótima geração alemã. Subiu a marcação, pressionando os alemães já no campo de defesa dos rivais, e abusou da velocidade em contra-ataques. Foi assim que saiu o segundo gol, dos pés de Asamoah Gyan: roubo de bola, contra-ataque nas costas da zaga.

Pelo lado alemão, apesar da derrota evitada, fica a dica para os rivais futuros: o futebol é bonito, mas pode ser controlado. Não é todo dia que funcionará perfeitamente.

Toque dos técnicos: Na estreia de Gana contra os EUA, James Appiah, o técnico dos africanos, apostou em deixar Boateng no banco. Não deu certo, e mesmo com ele em campo o time não melhorou muito na segunda etapa. Foi o suficiente para ele ganhar a vaga para a segunda rodada, mesmo assim. Agora, foi o inverso: foi só ele sair que o ataque ganês fluiu mais. Dois gols criados sem a participação de Boateng em campo.

Pelo lado alemão, o óbvio: Apertou? Chama o Klose. O atacante entrou, fez o seu um minuto depois e garantiu que a mudança de Joachim Löw fosse o toque decisivo da partida.

Para lembrar:

Klose igualou o recorde de Ronaldo e consagrou Gana como a freguês favorita dos recordistas. Em 2006, Ronaldo marcou seu 15° gol em Mundiais contra a mesma seleção africana, em triunfo nas oitavas de final por 3 a 0.

Os irmãos Boateng, filhos do mesmo pai, se enfrentaram pela segunda vez em Copas. Em 2010, na priemira fase, Jerome, o alemão, sia vencedor: 1 a 0. Desta vez, Kevin-Prince, o ganês, saiu mais feliz: empate. Eles voltaram a se falar recentemente, após briga antes do Mundial de 2010. Na ocasião, entada dura de Kevin-Prince no alemão Ballack, em jogo pelo Campeonato Inglês, desfalcou a seleção europeia na Copa.

Aos sete minutos do segundo tempo, um torcedor invadiu o campo e correu em direção ao ganês Muntari. A Fifa cortou a cena e não a mostrou nas imagens transmitidas para todo o mundo.

Asamoah Gyan pode ser mais lembrado por ter perdido o histórico pênalti que levou o jogo entre Uruguai e Gana, em 2010, para os pênaltis. Mas com o gol feito neste sábado chegou a terceira Copa seguida anotando pelo menos um gol.

O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apitou seu 2° jogo nesta Copa. Em França 3 x 0 Honduras, ele  distribuiu cinco cartões (um vermelho). Neste sábado, apenas um amarelo. Arbitragem correta, sem nenhum lance negativo ou polêmico.

ALEMANHA 2 X 2 GANA

Data: 21 de junho de 2014
Horário: 16h00 (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Cartões amarelos: Andre Ayew, aos 46 min. do 2°t (GAN)
Gols: Gotze, aos 5 min., Klose, aos 25 min. do 2°t (ALE); Andre Ayew, aos 9 min., Asamoah Gyan, aos 17 min. do 2°t (GAN)

ALEMANHA: Neuer; Hummels, Howedes, Mertesacker e Boateng (Mustafi, no intervalo), Khedira (Schweinsteiger, aos 24 min. do 2°t), Lahm, Kroos e Özil; Gotze (Klose, aos 24 min. do 2°t) e Müller
Técnico: Joachim Löw

GANA: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Kwadwo Asamoah; Muntari, Rabiu (Badu, aos 32 min. do 2°t), Atsu (Mubarak, aos 27 min. do 2°t) e Kevin-Prince Boateng (Jordan Ayew, aos 7 min. do 2°t); Andre Ayew e Asamoah Gyan
Técnico: James Appiah

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos