"Maré vermelha" inunda Costa Rica após classificação para as oitavas

Das agências internacionais

Em San Jose (Costa Rica)

As ruas desertas da capital costarriquenha, San José, durante a partida da seleção contra a Itália nesta sexta-feira (20) se transformaram em uma maré de camisetas vermelhas e carros com bandeiras após o triunfo por 1 a 0 que garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. A concentração de pessoas parou o centro da cidade, onde se tornou impossível ingressar de carro.

Os próprios costarriquenhos ficaram surpresos com a classificação no grupo da morte, que conta com três campeões do mundo: Uruguai, Itália e Inglaterra. Após vencer os dois primeiros, a Costa Rica busca apenas um empate contra os ingleses para se garantir como a primeira colocada do grupo D.

"Foi um triunfo histórico, ninguém esperava. E quando digo 'ninguém', falo do planeta inteiro. O que permitiu à Costa Rica vencer foi a mentalidade dos jogadores, que acreditaram em si mesmos, e porque houve união do grupo", opinou Dennis Alonso, de 26 anos, que trabalha em um suporte técnico.

Em uma rua de San Pedro, Lorna Contreras, de 69 anos, carregava balões vermelhos, brancos e azuis, as cores da bandeira costarriquenha, enquanto festejava com as pessoas .

"É maravilhoso. Todos nós estávamos esperando, porque vimos como as coisas estavam acontecendo. Ganhamos de dois campeões do mundo e vamos vencer outro", previu Contreras, antecipando um triunfo também contra a Inglaterra.

Outros torcedores também reclamaram do árbitro chileno Enrique Osses, a quem acusaram de não ter marcado um pênalti para a Costa Rica e favorecer os italianos em alguns lances do jogo. "Ganhamos de Balotelli e companhia e do árbitro, que os ajudou na partida inteira", disse Felipe Chávez, de 32 anos, que saudava outros torcedores com uma corneta barulhenta.

Costa Rica e Inglaterra se enfrentam na próxima terça-feira (24), às 13h, no Mineirão.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos