Tem Copa na Papuda: veja como é o Mundial no presídio mais famoso do país

Do UOL, em Brasília

No Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal -- onde estão presos alguns dos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no caso do Mensalão, como os ex-deputados do PT José Dirceu e José Genoino -- também tem Copa.

No CIR (Centro de Internação e Reeducação), onde ficam os dois políticos e os demais detentos do regime semi-aberto, a presença de TVs é liberada, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF.  Desde a última semana, passam o dia ligadas nas partidas do Mundial. Veja abaixo algumas curiosidades de como rola a Copa do lado de lá das grades.

A Copa na Papuda
  • Ambiente pacífico
    A Copa tem ajudado a manter o ambiente calmo no complexo, segundo familiares de presos que visitavam o local na quarta (18). Até uma trégua informal na animosidade entre os principais grupos que existem dentro do conjunto de presídios teria sido estabelecida para todos curtirem a Copa. "Eles têm o que fazer, passam o dia assistindo jogo sem pensar besteira, isso é bom", diz a mãe de um preso.
  • Dirceu e Genuino
    Na "ala dos políticos", como é conhecida a área do CIR isolada do resto da convivência dos detentos, a Copa também é uma distração bem-vinda. De acordo com relatos de agentes penitenciários e PMs que trabalham na prisão, Dirceu e Genoino passam o dia em tranquilidade e estariam assistindo aos principais jogos juntos, na TV de tela plana que Dirceu possui em sua cela de 23 metros quadrados.
  • Quem tem a maior TV?
    TV de tela plana não é exclusividade da cela de José Dirceu. Outros presos também têm o aparelho. "E tem cela com TV maior que a deles", diz um funcionário que trabalha no complexo e pediu para não ser identificado. Tem TV pequena também: O ex-secretário extraordinário da Copa no MT, Eder Moraes tem a disposição uma TV de 14 polegadas, de tubo.
  • Time (quase) completo
    Na mesma ala de José Dirceu e Genoino, também estão presos os ex-deputados mensaleiros João Paulo Cunha, Bispo Rodrigues, Valdemar da Costa Neto, Romeu Queiroz, Pedro Henry e Pedro Correa. Destes, apenas João Paulo Cunha, também do PT, seria companhia frequente de Genoino e Dirceu durante as partidas. As celas da "ala dos políticos" no semi-aberto do CIR na Papuda ficam destrancadas durante o dia.
  • Menos visitas
    Os jogos também provocaram alguma alteração na visita dos parentes aos presos durante o Mundial: na abertura, dia 12, os horários foram encurtados. No dia 26, quando a seleção portuguesa pega a de Gana no estádio Mané Garrincha, em Brasília, não haverá visitas - elas serão feitas apenas no dia 27, um dia depois do jogo.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos