'Velório' espanhol tem Casillas cabisbaixo e silêncio quase absoluto

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba (PR)

Sob um frio de 9ºC, o treino da Espanha nesta quinta-feira no CT do Caju, em Curitiba (PR), teve um clima de velório. Após a derrota por 2 a 0 para Chile no Maracanã na última quarta-feira e a consequente eliminação da Copa do Mundo, era visível a decepção dos atuais campeões do mundo.

Desde que chegaram ao Brasil, em todas as oportunidades que a imprensa teve acesso, os treinos da Espanha sempre foram barulhentos. Jogadores pedindo bola, gritando, se movimentando com intensidade. Foi assim até mesmo depois da derrota acachapante para a Holanda na estreia por 5 a 1. Desta vez, entretanto, tudo mudou.

Durante um trabalho técnico comandado por Vicente Del Bosque (este costumeiramente silencioso), não era possível ouvir nenhuma conversa entre os jogadores. Um silêncio absoluto. Isto que as atividades foram em gramado reduzido que, por consequência, deixam os atletas mais próximos.

Xavi, Casillas e Cazorla - três remanescentes da conquista da Eurocopa em 2008 - foram os primeiros a subir para o gramado.

O goleiro espanhol - acusado pela imprensa local de ter falhado nos gols sofridos pela Fúria, tanto na partida contra a Holanda como contra o Chile - ficou cerca de 15 minutos sentado no banco de reservas. Parado. Sem falar com ninguém.

As vozes voltaram a ser ouvidas no coletivo em campo reduzido entre reservas. Voltaram os habituais gritos, mas claramente o ânimo do grupo já não é mais o mesmo depois que acabou o sonho do bicampeonato.

Apesar de já eliminada, a Espanha ainda tem mais um compromisso pelo Grupo B da Copa do Mundo: jogará contra a Austrália, no próximo dia 23, às 13 horas, na Arena da Baixada.

Seleção Espanhola de Futebol
Seleção Espanhola de Futebol

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos