Colômbia toma sufoco, mas bate Costa do Marfim sem perder o rebolado

Do UOL, em São Paulo

Mais um adversário entrou na dança da Colômbia nesta Copa do Mundo. Se a estreia foi um baile sobre a Grécia, desta vez foi muito mais difícil. Mas valeu o ritmo dos sul-americanos, que venceram a Costa do Marfim por 2 a 1. Para alegria do 'mar amarelo' que invadiu Brasília e dominou o Mané Garrincha nesta quinta-feira.

A empolgação das arquibancadas parece contagiar a equipe colombiana, que caiu no rebolado para comemorar os dois gols. No primeiro, até os reservas entraram na dança. Empolgada, a seleção amarela sonha alto. E tem motivos para isso, já que chegou a sua segunda vitória e está praticamente classificada para as oitavas de final. A vaga pode ser sacramentada ainda nesta quinta, dependendo do resultado da partida entre Grécia e Japão.

As fases do jogo: O ímpeto colombiano apresentado na estreia não se repetiu nesta quinta. A seleção sul-americana deixou que a Costa do Marfim ficasse com a bola na maior parte do primeiro tempo e apostou em resolver o jogo no contra-ataque. Até teve a oportunidade de abrir o placar, mas Gutierrez perdeu uma chance inacreditável. Mas o que se viu na etapa inicial foi uma pressão da Costa do Marfim que esbarrou na retranca adversária.

Se o primeiro tempo foi truncado, a etapa final foi emocionante. James Rodríguez marcou de cabeça e seis minutos depois a Colômbia ampliou com Quintero. Mal deu tempo de comemorar e Gervinho marcou golaço em jogada individual, descontando para os marfinenses. Partida aberta até o fim, com chances dos dois lados. Mas valeu o esforço dos colombianos, que seguraram como puderam o resultado diante da pressão africana nos últimos minutos.

O melhor: James Rodríguez – O meia mais uma vez mostrou porque é considerado a nova revelação do futebol colombiano. Marcou de cabeça no momento em que o jogo estava difícil e ainda serviu Quintero no segundo gol.

O pior: Gutierrez – Verdade que a bola chegou poucas vezes em boas condições para o atacante, sumido na partida, finalizar. Porém, quando a chance apareceu, ele fez o mais difícil. Sozinho na pequena área, isolou a bola.

A chave do jogo: bobeada de Serey Die - volante fazia uma boa partida, mas falhou em um lance capital. Ao tentar sair com a bola, acabou desarmado e permitiu o contra-ataque que terminou com o gol de Quintero. Abalado com o erro, foi substituído em seguida.

Toque dos técnicos: Colômbia recuou sua linha de marcação para atrair a Costa do Marfim a seu campo e ter espaço no contra-ataque com os velozes James Rodríguez e Ibarbo. Marfinenses tiveram dificuldade para furar esta retranca e só conseguiram passar pela defesa adversária em jogadas individuais. Em uma delas, saiu o gol de Gervinho.

Para lembrar:

Emoção marfinense. Durante a execução do hino do país africano, o volante Serey Die foi às lágrimas e chorou copiosamente. Foi bastante aplaudido até pela torcida colombiana, que viu a cena no telão do estádio.

Segura o balão. A grande festa da torcida colombiana foi parar no meio do campo. Logo nos primeiros minutos de jogo, uma bexiga gigante em formato de bola acabou invadindo o gramado e teve que ser retirada pelos jogadores.

Cadê a torcida? Longas filas nas lanchonetes e principalmente nos banheiros durante o intervalo fez com que as pessoas demorassem para voltar aos seus lugares. O resultado foram muitas cadeiras vazias no início do segundo tempo.

COLÔMBIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM

Colômbia: Ospina; Zuniga, Yepes, Zapata e Armero (Santiago Arias); Sánchez, Aguilar (Mejía), Cuadrado e James Rodriguez; Ibarbo (Quintero) e Gutierrez. Técnico: José Pekerman

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Bamba, Zokora e Boka; Serey Die (Bolly), Tioté e Yaya Touré; Gervinho, Bony (Drogba) e Gradel (Kalou). Técnico: Sabri Lamouchi

Data: 19/06/2014 - 13h
Local: Mané Garrincha (Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)
Cartões amarelos: Zokora (Costa do Marfim)
Gols: James Rodríguez, aos 18 min, Quintero, aos 24 min, e Gervinho aos 27 min do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos