Croácia atropela Camarões, elimina africanos e ajuda Brasil

Do UOL, em São Paulo

Com um homem a mais durante todo o segundo tempo, a Croácia não teve dificuldade para atropelar Camarões por 4 a 0 na Arena Amazônia, em Manaus. Uma expulsão infantil no final do primeiro tempo deixou a seleção camaronesa em situação muito difícil na partida e facilitou o trabalho dos europeus. Eles ainda contaram com a boa atuação de Mario Mandzukic, autor de dois gols na partida. Agora, os croatas jogarão contra o México ainda com chances de classificação.

A goleada croata também beneficia o Brasil, que enfrentará um adversário sem grandes aspirações na próxima segunda-feira. Um simples empate contra Camarões classificará os donos da casa às oitavas de final.

Fases do jogo: A Croácia abriu o placar logo no começo, em seu primeiro ataque, e isso foi o suficiente para deter o ímpeto inicial dos camaroneses, que tinham começado mais presentes no campo de ataque. Com a vantagem no placar, os croatas recuaram a marcação e adotaram uma estratégia que foi capaz de neutralizar as tentativas africanas.

No final do primeiro tempo, o cartão vermelho a Alex Song, articulador de sua equipe no meio-campo, minimizou ainda mais as chances camaronesas. Mesmo quando conseguiam chegar ao ataque, os africanos falhavam nas finalizações. A ausência de Samuel Eto'o, que, machucado, viu a partida do banco, certamente teve influência no desempenho ruim. No final do segundo tempo, atletas camaroneses ainda trocaram agressões. Eliminação melancólica.   

O melhor: Mandzukic. O artilheiro croata, que estava suspenso e não jogou na estreia, voltou ao time e mostrou com seus dois gols por que é um das atletas mais importantes do país. Movimentou-se, brigou com os zagueiros e mostrou eficiência ao aproveitar a maioria das oportunidades que teve.

O pior: Song. O meio-campista do Barcelona deu um forte soco nas costas de Mandzukic em lance sem bola, sem nenhum motivo que justificasse. Ainda pior: na frente do árbitro, que não hesitou em expulsá-lo. Nem os camaroneses reclamaram do vermelho.  

Chave do jogo: A expulsão. Mesmo perdendo por 1 a 0, Camarões tentava chegar ao empate, embora tivesse muita dificuldade em fugir da marcação. Quando Song levou o vermelho no final do primeiro tempo, o jogo ficou todo favorável aos croatas.

Toque dos técnicos: Como teve de volta seu principal atacante, Niko Kovac armou um eficiente esquema ofensivo que tinha o centroavante na área incomodando os zagueiros africanos. Como ele atraía a marcação sobre si, sobrou mais espaço para os homens que vinham de atrás, como Perisic e Olic (autores dos primeiros gols).

Para lembrar:

Tá no sangue. A expulsão não foi o primeiro cartão vermelho da família Song em Copas. Nem o segundo. Tio de Alex, Rigobert Song já tinha sido expulso duas vezes em Copas: uma em 1994 e outra 1998. Rigobert agora trabalha na comissão técnica camaronesa e viu de perto o papelão do sobrinho.

Fogo amigo. Eliminados e goleados, alguns jogadores de Camarões chegaram a trocar agressões e palavras ríspidas em campo. No final da partida, houve uma tentativa de cabeçada, e outros atletas precisaram intervir para que a briga não ficasse mais violenta.

Umidade castiga técnico. À beira do gramado, o alemão Volker Finke, técnico de Camarões, já estava ensopado de suor antes dos 10min do primeiro tempo. O calor em Manaus não estava tão forte, mas a típica umidade amazônica castigou quem estava dentro e fora de campo.

Brasileiros em campo. Dois brasileiros naturalizados croatas, que normalmente são reservas, entraram em campo em Manaus. Sammir, natural de Itabuna na Bahia, começou como titular. Já o carioca Eduardo dos Santos entrou no segundo tempo e teve boa atuação.  

CAMARÕES 0 X 4 CROÁCIA

Camarões: Itandje, Mbia, Chedjou (Nounkeu), N'koulou e Assou-Ekotto; Matip, Song e Enoh; Moukandjo, Aboubakar (Webo) e Choupo-Moting
Técnico: Volker Finke

Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Modric, Rakitic, Perisic (Rebic), Sammir (Kovacic) e Olic (Eduardo dos Santos); Mandzukic
Técnico: Niko Kovac

Data: 18/06/2014 - 19h
Local: Arena da Amazônia (Manaus)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR)
Cartões amarelos: Srna e Eduardo dos Santos (Croácia)
Cartões vermelhos: Song (Camarões)
Gols: Olic, aos 11min do 1º tempo, Perisic, aos 3min, Mandzukic aos 16min e aos 27min do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos