Porto Alegre investe em cultura regional para conquistar turistas na Copa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

    Porto Alegre investe em cultura regional para ganhar turistas. Primeira Fan Fest foi totalmente gaúcha

    Porto Alegre investe em cultura regional para ganhar turistas. Primeira Fan Fest foi totalmente gaúcha

Não tem praia, é frio durante boa parte do ano, não há belas paisagens por toda parte nem grandes festivais. Então: por que um turista procuraria Porto Alegre? Pensando em oferecer fatores que convençam os interessados na Copa do Mundo a retornar à capital do Rio Grande do Sul, a cidade se esforça para expor ao máximo a cultura regional.

Logo na abertura da Copa do Mundo, o roteiro de atividades da cidade apontava para exposição da cultura gaúcha. Um Acampamento Farroupilha, que tradicionalmente ocorre no mês de setembro para comemorar a revolução, foi criado em junho. Com formato reduzido, o encontro apresenta palestras sobre vestimenta, montaria, história, lida campeira e até dá cursos de churrasco e chimarrão.

Se o chamado 'turismo de galpão' não agradar os gringos, outras alternativas foram apresentadas nos dias que seguiram o Mundial. A primeira Fan Fest, por exemplo, foi formada apenas por atrações regionais. Gaiteiros, Centros de Tradições Gaúchas, música popular de Porto Alegre, foi isso que o visitante encontrou no Anfiteatro Pôr-do-Sol.

Até mesmo a localização da Fan Fest mira reforçar os atrativos da cidade. O Anfiteatro fica às margens do Rio Guaíba, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Nos eventos oficiais da Fifa, enquanto outras cidades têm principalmente treinamentos e jogos, Porto Alegre sempre encontra uma maneira de criar maneiras para enaltecer a cidade. São convites para visitas guiadas, palestras sobre o município e arredores, tudo com objetivo de convencer que a cidade possa ser um bom destino futuro.

Além disso, quiosques de informações estão espalhados pelos locais de maior movimentação e mapas em português, inglês e espanhol são distribuídos gratuitamente.

Um dos pontos altos do turismo em Porto Alegre na Copa ocorrerá no jogo desta quarta-feira, entre Holanda e Austrália. Outra partida que promete movimentar a capital gaúcha será no dia 15, entre Argentina e Nigéria.

Restam, ao todo, quatro jogos para serem disputados na capital gaúcha durante o Mundial. O último deles está marcado para 30 de junho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos