Veja 5 motivos que fazem a trajetória de Neymar se assemelhar à de Ronaldo

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Fortaleza

Neymar
Neymar

Protagonista da seleção brasileira, Neymar chamou a atenção no último treino da seleção ao aparecer com o cabelo tingido de loiro, em uma mudança drástica de visual após um longo período mais discreto. Um penteado novo em tempos de Copa? Ronaldo já fez isso antes, assim como também foi pioneiro em muitas outras ações do atual camisa 10 da seleção.

Veja abaixo seis itens que mostram que os dois têm mais semelhanças que a ligação com a 9ine, agência de publicidade do Fenômeno e que cuida da parte comercial da carreira de Neymar.

Cabelo

Flavio Florido/UOL
Neymar aproveitou um momento de folga na Granja Comary e descoloriu o cabelo
Em 2002, Ronaldo estava sentindo dores e, para distrair a imprensa, resolveu cortar o cabelo no estilo Cascão, que ficou imortalizado com a conquista da Copa na Coreia do Sul e no Japão. Neymar, então aos dez anos de idade, fez o mesmo, imitando o ídolo.

Neste domingo, foi a vez dele fazer a alegria dos fotógrafos ao aparecer com o cabelo tingido de loiro. Mudar o visual, é verdade, é uma constante na carreira do jogador. Desde a mudança para o Barcelona, porém, ele vinha adotando um penteado mais discreto. A volta ao estilo ousado, como ele mesmo define, se deu no meio da Copa, repetindo Ronaldo.

Precoce

Shaun Botterill/Getty Images
Quando chegou à Copa de 1998, Ronaldo tinha 21 anos e já era o melhor do mundo
Aos 22 anos, Neymar já é o protagonista da seleção brasileira numa Copa do Mundo. É a principal esperança de gols - marcou dois na estreia, contra a Croácia - e o mais assediado pela imprensa e fãs.

Ronaldo foi para a sua primeira Copa do Mundo como jovem prodígio, em 1994, mas sequer entrou em campo naquela oportunidade. Quatro anos depois, na França, ele desfrutava da mesma condição de Neymar. Prestes a fazer 22 anos, na Copa da França, ele era o astro do time e já gozava da condição de melhor do mundo.

Felipão

Alex Livesey/Getty Images
Antes de Felipão, Ronaldo convivia com a imagem de "pipoqueira", apagada em 2002
O atual técnico promoveu uma mudança na carreira de Neymar na seleção. Se nos tempos de Mano ele era visto como alguém pouco decisivo, que sequer conseguia ganhar de outras grandes seleções, com Felipão isso mudou. Sob o comando do gaúcho, o camisa 10 decidiu na Copa das Confederações e levou o Brasil ao título.

Com Ronaldo foi bem parecido. Em 1998, quando se esperava tudo dele, ele decepcionou. A pecha de "pipoqueiro" incomodou o atacante, que teria sua chance quatro anos depois, com aval total de Felipão, que apostou todas as suas fichas na recuperação do Fenômeno.

Marketing

Dani Pozo/AFP
Como Ronaldo fez com a Brahma, Neymar já promoveu uma marca durante um jogo
Como Ronaldo, Neymar é um talentoso garoto-propaganda. Em jogo do Barcelona contra o Atlético de Madri, pela Liga dos Campeões, deixou a cueca visível com a marca da Lupo, sua patrocinadora, numa ação de marketing que foi muito questionada por ter acontecido dentro do ambiente da competição.

Ronaldo, durante anos, fez o mesmo, inclusive na Copa do Mundo de 2002. Patrocinado pela cervejaria Ambev, o atacante comemorava gols fazendo com a mão o número 1, marca da Brahma, que se intitulava a cerveja preferida dos brasileiros.

Primeira-dama

Flavio Florido/UOL
Como fez Ronaldo com Cicarelli, Neymar teve momentos de carinho com Marquezine
No primeiro domingo em que as famílias dos jogadores visitaram a Granja Comary, Neymar recebeu Bruna Marquezine. Depois do treino, o jogador não teve pudores e foi trocar beijos e abraços com a namorada famosa na beira do gramado da Granja Comary.

A cena do casal lembrou uma foto famosa de Daniela Cicarelli com o agasalho na seleção, também em Teresópolis, em 2004, quando namorava Ronaldo. Com a namorada de Neymar, o time nacional voltou a ter uma primeira-dama, o que não ocorria desde os tempos do Fenômeno.

Ator

Divulgação/TV Globo
Neymar fez participação especial na novela Amor à Vida interpretando ele mesmo
Neymar já fez ponta em uma novela da Rede Globo. Foi em 2012, quando ainda estava no Santos, e representando ele mesmo. Na cena, ele era assediado por Valdirene, uma maria-chuteira fictícia interpretada pela atriz Tatá Werneck, que tentava assediar o jogador.

Ronaldo já passou por isso. Nos anos 1990, quando namorava a atriz Susana Werner, hoje mulher do goleiro Júlio César, o atacante também fez uma participação especial na novela Malhação, da qual a amada era uma das protagonistas.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos