Com gol aos 29 seg e emoção no final, EUA batem Gana no sufoco

Do UOL, em São Paulo

Jürgen Klinsmann, técnico dos EUA, foi duramente criticado por cortar Landon Donovan, melhor jogador da história do país, da lista final para a Copa. Se alguém planejou esperar um erro de algum atacante americano para lembrá-lo disso, teve que largar a "corneta" com 29 segundos de Mundial para os americanos. Foi o tempo necessário para que Dempsey, experiente atacante, fizesse o primeiro gol da vitória sobre Gana, na estreia de ambas as equipes pelo Grupo G. Mesmo sofrendo o empate, os EUA conseguiram se salvar no finalzinho na base da bola aérea, para triunfar por 2 a 1 na Arena das Dunas, em Natal, nesta segunda-feira.

A vitória dá aos EUA esperança de chegada às oitavas de final. Como Portugal foi goleado pela Alemanha por 4 a 0 também nesta segunda, e o próximo jogo dos americanos é contra os portugueses, a vaga pode surgir já na segunda rodada. Será que Klinsmann tem o segredo para segurar Cristiano Ronaldo?

Fases do jogo: Os EUA souberam como aproveitar o fato de, com menos de um minuto de jogo, estarem à frente. Apostaram na força defensiva e em contra-ataques. A defesa conseguiu impedir o toque de bola ganês, e o time africano acabou se baseando apenas na bola aérea.

Só que os americanos cansaram. Gana percebeu, marcou faltando 10 minutos e partiu para a pressão. Ninguém esperava, porém, que os EUA tivessem força para voltar a atacar. Foi necessária só uma tentativa: escanteio, cruzamento, cabeçada: gol e vitória.

O melhor: Dempsey - Klinsmann disse que levou Dempsey para a Copa e que não levou Donovan por motivos semelhantes - Dempsey provou que, com sua experiência, seria útil; Donovan, não. Com menos de um minuto, marcou o seu, dando tudo que o técnico alemão queria: a prova de que estava certo.

O pior: Kwarasey - O goleiro de Gana não falhou no 1° gol americano, mas mostrou insegurança em diversas bolas aéreas e em chutes de longe. Difícil de ver o goleirão agarrando uma bola - sempre "batia roupa" ou socava de forma torta. No segundo gol, a bola foi em cima dele. Ok, quicou no chão antes de entrar, mas com 1,90 m talvez fosse possível a defesa.

Chave do jogo: Gana insistiu durante 80 minutos em cruzamentos para a área. Nenhum deu resultado. Até que perceberam que o toque de bola resolveria. Em linda tabela entre Ayew, com direito a passe de calcanhar de Asamoah Gyan (sim, ele mesmo, o homem que perdeu o pênalti que levaria gana às semifinais da Copa de 2010, contra o Uruguai), os ganeses empataram. Só que foi pouco. Se tivessem insistido nisso o resto do jogo, talvez evitassem o triunfo americano.

Toque dos técnicos: O zagueiro Brooks entrou no intervalo no lugar de Besler, machucado. Alto, com 1,93 m, mostrou seu poderio... Mas no ataque. Aos 41 minutos da etapa final, subiu mais que a zaga de Gana e deu a emocionante vitória aos americanos. Mais um acerto de Klinsmann.

Para lembrar:

O gol de Dempsey, aos 29 segundos, foi o quinto mais rápido da história das Copas. O mais veloz continua sendo o de Hakan Sukur, que marcou em 11 segundos para a Turquia na disputa de 3° lugar de 2002, contra a Coreia do Sul. Depois: o tcheco Masek, em 1962, sobre o México, aos 15 segundos; o alemão Lehner, em 1934, contra a Áustria, aos 25 seg.; o inglês Bryan Robson, em 1982, sobre a França, aos 27 segundos.

Americano gosta de futebol sim, senhor! Pois bem. Além de ser o segundo país que mais comprou ingressos para o Mundial - atrás apenas do Brasil -, os EUA tiveram maioria da torcida na Arena das Dunas.

Foi a 3ª Copa seguida na qual Gana e EUA se enfrentaram. Em 2006, na fase de grupos, Gana venceu por 2 a 1. Em 2010, nas oitavas de final, os africanos repetiram o placar, mas o 2° gol só saiu na prorrogação. Acabou a freguesia.

Beckerman, o "Dunga dos EUA", foi o primeiro jogador com longos cabelos rastafári a jogar a Copa-2014. Nas redes sociais, mulheres adorando e homens fazendo piada.

GANA 1 X 2 EUA 

Data: 16 de junho de 2014
Horário: 19h00 (de Brasília)
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Assistentes: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Warnmark (SUE)
Cartões amarelos: Rabiu, aos 28 min. do 1°t (GAN)
Gols: Dempsey, aos 29 segundos do 1° t, e Brooks, aos 41 min. do 2°t (EUA); Ayew, aos 35 min. do 2°t (Gana)

GANA: Kwarasey; Kwadwo Asamoah, Opare, Boye e Mensah; Muntari, Andre Ayew, Atsu (Adomah, aos 31 min. do 2°t) e Rabiu (Essien, aos 24 min. do 2°t); Jordan Ayew (Boateng, aos 13 min. do 2°t) e Asamoah Gyan
Técnico: James Appiah

EUA: Howard; Johnson, Besler (Brooks, intervalo), Cameron e Beasley; Beckerman, Jermaine Jones, Bedoya (Zusi, aos 31 min. do 2°t) e Bradley; Dempsey e Altidore (Johansson, aos 22 min. do 1°t)
Técnico: Jürgen Klinsmann

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos