Com dois lesionados, um expulso e goleada, Portugal vive "pesadelo"

Do UOL, em São Paulo

Não podia ser pior para Portugal a estreia na Copa. Além de sair de campo goleado por 4 a 0 pela Alemanha, o time de Cristiano Ronaldo perdeu dois titulares por lesão (o atacante Hugo Almeida e o lateral esquerdo Fabio Coentrão) e não terá o zagueiro Pepe, expulso, na partida contra os EUA no domingo em Manaus. Rui Patrício é outro que inspira cuidados.

Ainda não se sabe a extensão e a gravidade das lesões de Coentrão e Almeida, mas caso eles não tenham condição de jogo, o time lusitano terá muitas dificuldades de desenvolver seu futebol.

Nesta segunda, o time foi dominado pela superioridade técnica alemã, e nem a presença do melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo foi capaz de ameaçar a supremacia germânica. As câmeras em cima de Ronaldo exibiam a impotência do craque durante os 90 minutos.

Foi a pior derrota da história da seleção em Copas do Mundo. Curiosamente, o Brasil também foi palco da última goleada por quatro gols sofrida pelos lusos, um 6 a 2 para a seleção brasileira em um amistoso em 2008.

O técnico Paulo Bento falou pouco após a partida, mas sugeriu que a atuação da arbitragem foi fundamental para os rumos do jogo. "Até o lance do primeiro gol estava um jogo equilibrado, depois mudou", afirmou ele. Os portugueses reclamam que o pênalti que resultou no primeiro gol alemão não aconteceu.

De uma maneira geral, foram poucas as chances criadas pelos ibéricos, que não responderam às expectativas depositadas sobre eles.  

A imprensa portuguesa também era um retrato do abatimento do time em campo. Um jornal chegou a titular em sua página na internet, enquanto o jogo ainda estava rolando, a manchete: "Quanto tempo falta para acabar?"

Um radialista que transmitia a partida, ao anunciar os acréscimos de dois minutos, disse: "Esse tempo extra não se justifica, o jogo está decidido."

"Um fiasco, um pesadelo", decretou o comentarista da rádio Renascença.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos