Messi começa sumido, mas ao seu estilo faz golaço e Argentina vence estreia

Do UOL, em São Paulo

Lionel Messi teve temporada decepcionante pelo Barcelona. A má fase preocupava os fãs do argentino, já que surgiu logo em ano de Copa do Mundo. Por alguns minutos, o Maracanã viu novamente o astro sumido, até que ele desabrochou bem ao seu estilo: arrancada, fintas, golaço. Contando também com um gol contra logo no começo do jogo, a Argentina venceu a Bósnia em sua estreia na Copa do Mundo, por 2 a 1, largando bem no Grupo F do Mundial.

Foi o primeiro passo do sonho argentino de conquistar a taça em solo brasileiro e de dar o argumento final para colocar Messi entre os melhores da história. O futebol apresentado não foi dos melhores, mas o camisa 10 provou que, se depender de sua individualidade, a Argentina pode ter esperança.

Fases do jogo: A Argentina contou com um gol contra a seu favor logo aos 2 minutos, após falta cruzada por Messi. Kolasinac tocou sem querer com a perna esquerda, de apoio, para o gol, matando o esquema pensado pelo técnico Susic: o contra-ataque. Como teve que sair para o jogo, abriu espaço para os argentinos.

Quando Messi acordou, aproveitou isso para marcar um lindo gol, bem ao seu estilo. Ele arrancou pela esquerda, fintou dois e bateu colocado, sempre com a bola perto do pé. A bola tocou a trave e entrou. Ibisevic ainda diminuiu, com belo toque entre as pernas de Romero, mas já era tarde.

O melhor: Messi - Não que sua atuação tenha sido brilhante, mas a Argentina foi completamente dependente dele. Como venceu o jogo, mostra-se que o eleito quatro vezes melhor do mundo fez sua parte.

O pior: Kolasinac - Não só pelo gol contra, que foi "ao acaso", mas porque a zaga bósnia não encontrou maneiras de segurar Messi e seus três companheiros de ataque.

Chave do jogo: A aposta na ofensividade fez da Argentina um time vulnerável. Mascherano, assim, acabou sendo fundamental, variando entre volante e meia - com bons passes e lançamentos. Para quem usualmente é usado como zagueiro no Barcelona, uma surpresa positiva.

Toque dos técnicos: A Bósnia caiu em um problema recorrente de times menores quando enfrentam grandes em Copas: mudar um esquema que dava certo para tentar se defender. Safet Susic, o técnico bósnio, tirou Ibisevic do time titular e reforçou o meio, jogando em um 4-5-1. Quando a Bósnia tinha o contra-ataque, não tinha para quem tocar, já que a zaga argentina bloqueava Dzeko, sozinho.

Já Alejandro Sabella, técnico da Argentina, acertou co colocar Higuaín no intervalo. Com ele mais preso na área, Messi teve mais liberdade para se movimentar e, assim, fez seu golaço.

Para lembrar:

O gol contra mais rápido da história das Copas saiu na partida; Kolasinac colocou a bola nas redes bósnias aos 2 minutos de jogo, batendo a marca que pertencia a Gamarra. O zagueiro paraguaio fez gol contra a favor da Inglaterra aos 3 minutos de jogo da Copa-2006 - e foi o único do triunfo inglês.

A torcida argentina encheu o Maracanã e fez uma bela festa com seus cantos, mas vaiou o hino bósnio, em um momento constrangedor. Os brasileiros no estádio também fizeram sua festa, mas para a Bósnia. Gritos de "ole ole ole ola, Bósnia, Bósnia" foram entoados, e Messi também foi vaiado em diversas ocasiões.

O lateral esquerdo Rojo protagonizou lance curioso no 2° tempo: ao tentar afastar uma bola na área de defesa argentina, mostrou que ou não tem talento algum com a perna direita, ou que é ousado ao extremo. Em bola que seria fácil de chutar para longe com o pé direito, ele preferiu dar uma 'letra', mesmo marcado por dois bósnios. Felizmente para ele, deu certo.

O jogo teve o maior público da Copa até o momento: 74.738 pessoas foram ao Maracanã, batendo a marca de Suíça 2 x 1 Equador, também neste domingo, que teve 68.351 pessoas nas arquibancadas do Mané Garrincha, em Brasília.

2

gols

Messi fez apenas seu 2° gol em Copas do Mundo. Em 2006, fez um sobre a Sérvia e Montenegro, em goleada por 6 a 0. Em 2010, passou em branco.

ARGENTINA 2 X 1 BÓSNIA

Data: 15 de junho de 2014
Horário: 19h00 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Joel Aguilar (ELS)
Assistentes: William Torres (ELS) e Juan Zumba (ELS)
Cartões amarelos: Rojo, aos 24 min. do 1°t (Argentina)
Gols: Kolasinac (contra), aos 2 min. do 1°t, e Messi, aos 19 min. do 2°t (Argentina); Ibisevic, 40 min. do 2° t (Bósnia)

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Federico Fernandez, Garay, Campagnaro (Gago, no intervalo), Rojo; Mascherano, Maxi Rodriguez  (Higuaín, no intervalo), Di Maria, Messi e Agüero (Biglia, aos 41 min. do 2°t)
Técnico: Alejandro Sabella

BÓSNIA: Begovic; Bicakcic, Spahic, Kolasinac e Besic; Pjanic, Mismovic, Mujdza (Ibisevic, aos 22 min. do 2°t), Lulic e Hajrovic (Visca, aos 24 min. do 2°t); Dzeko
Técnico: Safet Susic

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos