Xavi fala em "fiasco" e diz que Espanha pode ser eliminada no próximo jogo

Do UOL, em São Paulo

O meio-campista Xavi, que havia defendido a intensa troca de passe que tem caracterizado o estilo de jogo espanhol nos últimos anos, agora diz que a equipe precisa melhorar "em tudo". Ele classificou a derrota humilhante por 5 a 1 para a Holanda em Salvador, na estreia na Copa, como "um fiasco". E já vê ameaçada a participação da Fúria neste Mundial.

"Fizemos tudo errado. O segundo tempo foi um fiasco. Falhamos de uma maneira estridente", afirmou o atleta após a virada dos holandeses, que se vingaram da derrota na final da Copa de 2010 de uma maneira cruel.

"Temos que melhorar em tudo que fizemos errado. Eles nos armaram contra-ataques com muita facilidade."

A Espanha até conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado e abriu o placar após um pênalti duvidoso em Diego Costa. Mas o fiasco começou a partir da segunda etapa, quando a fraqueza defensiva da Fúria ficou evidente.

Erros individuais e coletivos permitiram gols dos holandeses, e os espanhóis não tiveram forças para reverter ou sequer diminuir a desvantagem.

Mas Xavi acredita que a Espanha ainda tem condições de melhorar ainda neste Mundial. Eles voltam a campo contra o Chile, na próxima quarta-feira. "Queremos que [a evolução] seja quarta já. Queremos reagir e mostrar que esse time pode fazer mais."

Ele pediu o apoio da torcida espanhola que está no Brasil para fazer frente aos chilenos. Outra derrota praticamente eliminaria o atual campeão mundial da Copa: "Pedimos que as pessoas estejam com a gente quarta. Sabemos que quarta podemos voltar pra casa."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos