Produtividade nas empresas caiu pela metade no dia da estreia do Brasil

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Run It

    Gráfico mostra queda de produtividade nas empresas brasileiras no dia da estreia do Brasil na Copa

    Gráfico mostra queda de produtividade nas empresas brasileiras no dia da estreia do Brasil na Copa

A Seleção Brasileira estreou na Copa do Mundo contra a Croácia no dia 12 de junho, em São Paulo. Na capital paulista, foi feriado. Em muitos municípios, foi decretado ponto facultativo. Mas, mesmo nas empresas que trabalharam normalmente na última quinta-feira, fato é que o jogo afetou drasticamente a produtividade dos profissionais.

É o que mostra um índice desenvolvido pela Runrun.it, empresa dona de uma plataforma de de gestão de equipes utilizada por mais de 60 mil companhias em 74 países.

De acordo com este índice de produtividade, o nível de entrega de tarefas ficou 56,3% abaixo da média. Isso mostra que, nacionalmente, é provável que metade do dia tenha sido dedicado ao jogo, e não ao trabalho.

O índice da Runrun.it mede a variação do número de tarefas entregues pelos usuários do de sua ´plataforma de gestão, e foi criado para ampliar a discussão sobre a produtividade do país. Através dele, é possível verificar o impacto de eventos externos no nível de atividade das empresas no Brasil.

A queda de produtividade foi verificada nas empresas que efetivamente trabalharam na quinta-feira, não foram consideradas as empresas que suspenderam suas atividades no dia de jogo. "Medimos apenas quem estava em atividade na quinta-feira e comparamos o número de tarefas executadas por esses profissionais no dia da estreia da Copa com outras quintas-feiras", explica Franklin Valadares, diretor de tecnologia da Runrun.it.

O índice criado pela empresa de tecnologia varia de 0 a 0,9. Em quintas-feiras "normais" no Brasil, a produtividade média das empresas marca 0,704. Já no dia da estreia brasileira na Copa, o índice caiu para 0,306. "O número está completamente fora de um desvio padrão da amostra, ou seja, é considerado um dia de produtividade muito baixa", conta Valadares. 

A Runrun.it também mediu a produtividade nas empresas no últimos jogos do Brasil antes da Copa. No dia 3 de junho, quando a seleção fez um amistoso contra o Panamá, houve uma queda de 3,8% na produtividade. Já na partida do último dia 6, contras a Sérvia, a queda foi de 8,9%. A empresa de tecnologia continuará com as medições durante toda a Copa do Mundo.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos