Jornais da Europa esquecem "roubo" e preferem destacar "estrela" Neymar

Do UOL, em São Paulo

Logo após a polêmica vitória do Brasil sobre a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo, a imprensa mundial destacou e fez duras críticas ao árbitro japonês Yushi Nishimura, que apitou um pênalti controverso em cima de Fred. A vitória da seleção pentacampeã ficou em segundo plano. Só que pela manhã, as capas dos jornais impressos mostraram manchetes diferentes e em quase todas a "estrela" de Neymar foi o grande foco.

"Neymar Estrela. O jogador do Barcelona liderou a virada do Brasil com dois gols, um deles foi sensacional", destacou o espanhol Sport. Mais embaixo, o "pênalti inexistente" também foi citado.

Ainda na Espanha, o As disse que "Neymar resgatou o Brasil", enquanto o Mundo Deportivo se rendeu mais uma vez ao craque e colocou a partida na conta de Neymar: "decidiu".

Para La Gazzetta dello Sport, da Itália, escreveu a seguinte manchete: "Mais Neymar do que Brasil", dizendo que foi ele o responsável pelos dois gols que deram a virada à seleção canarinho. O L'Équipe, principal jornal da França, se limitou a dizer que foi "Neymar quem começou a festa na Copa do Mundo".

Um dos poucos a não mencionar Neymar na capa foi o jornal português A Bola, apesar de ter usado uma imagem do jogador como ilustração. Eles preferiram atacar o árbitro Nishimura e disseram que os brasileiros ficaram com um "sorriso amarelo" após a vitória. Além disso, o diário não gostou muito da cerimônia de abertura: "Foi pobre. Foi o primeiro gol contra do Brasil".

Seleção brasileira estreou 'sem corpo e sem encanto', diz 'El País'*

Vários órgãos da imprensa internacional criticaram o desempenho da seleção brasileira em sua estreia na Copa - e também o do juiz da partida, o japonês da partida, Yuichi Nishimura.

Para o jornal espanhol El País, Nashimura "inventou" um pênalti a favor do Brasil e ignorou uma penalidade máxima contra Olic, jogador da Croácia.  

O diário diz que o adversário do Brasil, a Croácia, foi batida "pelo árbitro e por seu goleiro, Pletikosa" e que o atacante Neymar teria sido "o único jogador que se sustenta em uma equipe com muito corpo, sem encanto".

O jornal diz, na manchete, que "Neymar concluiu o trabalho de Nishimura".

O britânico The Guardian diz que Neymar e a seleção brasileira "não convenceram" em uma partida que "contou o tempo inteiro com a generosidade" de Nishimura.  

"Na maior parte do tempo, a noite de Neymar consistiu em investidas que foram paradas por um emaranhado de pernas croatas, evidência tanto da energia quanto da disciplina da marcação (da Croácia). E possivelmente também de uma tendência de Neymar de chamar muito a responsabilidade para si à medida que carrega o Brasil nas costas".

O também britânico Daily Telegraph descreve a vitória sobre a Croácia como "levemente vergonhosa" e especula que o árbitro japonês talvez tenha encerrado seu envolvimento com o torneio após a decisão "estarrecedora" de marcar o pênalti a favor do Brasil.  

Para o diário "o Brasil não tem outra alternativa a não ser melhorar, principalmente a defesa", descrita pelo Telegraph como "vulnerável". 

*Da BBC Brasil

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos