Fifa desculpa-se por problemas no Itaquerão e prevê mais falhas na Copa

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A abertura da Copa do Mundo de 2014 definitivamente não ocorreu como o esperado. A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) do Mundial reconheceram nesta sexta-feira falhas em lanchonetes, lojas oficiais e até na acomodação de pessoas dentro do estádio. O diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, chegou a pedir desculpas aos torcedores e prometeu melhoras. Porém, avisou que novas falhas devem ocorrer em estreias de arenas em torneios da Fifa.

"Pedimos desculpas aos torcedores. No próximo jogo do Itaquerão, tenho certeza que a operação será bem melhor", afirmou Weil, em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro, nesta manhã. A entrevista serviu para a primeira avaliação pública feita pela Fifa após o jogo entre Brasil e Croácia. A seleção brasileira venceu por 3 a 1.

Segundo Weil, é natural que estádios da Copa tenham problemas em suas estreias no Mundial. O Itaquerão, disse ele, recebeu pela primeira vez um evento com sua capacidade total. Outras arenas, pela primeira vez, também operarão no chamado "padrão Fifa". Isso pode gerar problemas.

"Sempre há uma falha ou outra na primeira vez", disse Weil. "Estamos preparados para isso principalmente nos estádio onde não houve Copa das Confederações [em Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Manaus e Natal]."

Confira os problemas apontados pela Fifa no Itaquerão:
  • Acesso de torcedores
    O COL verificou problemas de acesso de torcedores ao Itaquerão. O assunto foi tema de uma avaliação feita pelo comitê da operação do jogo de abertura da Copa. Segundo o COL, medidas serão implementadas para melhor a questão.
  • Torcedores sem lugar
    A Fifa admitiu que um grupo de torcedores teve problema com seu ingresso da Copa. Essas pessoas tinham comprado entrada para um determinado lugar. Quando chegaram ao estádio, viram que suas cadeiras tinham sido inutilizadas. A Fifa deixou de avisá-las. Só durante o jogo, elas foram acomodadas.
  • Faltou comida
    As lanchonetes dentro de Itaquerão tiveram escassez de comida e bebida. A demanda pelos produtos foi grande. Algumas lanchonetes ficaram sem sanduíches durante o jogo de abertura da Copa. A Fifa reconheceu o problema e prometeu resolvê-lo já na próxima partida do Itaquerão na Copa.
  • Quedas de eletricidade
    A falta de produtos em lanchonetes foi explicada, em parte, por problemas na eletricidade do Itaquerão durante a abertura da Copa. Sem luz, algumas lanchonetes não tinham como acondicionar alimentos, que acabaram não sendo vendidos.
  • Lojas paradas
    O problema na eletricidade também comprometeu o trabalho em lojas de produtos oficiais da Copa. O sistema de vendas não funcionou adequadamente. Torcedores também não puderam comprar produtos usando cartão de crédito.
  • Internet intermitente
    A Fifa afirmou que, horas antes da partida, o serviço de internet oferecido à imprensa falhou. Isso aconteceu até três horas antes do jogo. Segundo eles, porém, durante o jogo a conexão esteve disponíveis e jornalistas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos