Fifa bancará câmera de linha do gol por ano; CBF não sabe se usará

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Relógio da Goal Line Tecnology avisa árbitro quando é gol com alerta em relógio

    Relógio da Goal Line Tecnology avisa árbitro quando é gol com alerta em relógio

As câmeras que identificam gols duvidosos durante a Copa do Mundo de 2014 permanecerão nos 12 estádios do torneio após o fim do torneio. A própria Fifa anunciou nesta sexta-feira que vai bancar o sistema de auxílio os árbitros por ano após o Mundial .

A informação foi divulgada pelo diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil. Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, disse horas depois que a confederação ainda precisa tomar uma decisão sobre o uso da tecnologia da linha da gol.

Cada estádio da Copa ganhou sete câmeras de alta resolução, 30 vezes mais potentes que o olho para tirar dúvida de lances de gol. Esse sistema é chamado Goal Line Tecnology.

Cada câmera do Goal Line é capaz de registrar 500 imagens por segundo –o olho humano registra no máximo 16 imagens no mesmo tempo. Todas elas estão posicionadas estrategicamente nos estádios para que, caso uma esteja encoberta, outras possam identificar se a bola entrou ou não em jogos polêmicos.

O Goal Line está sendo usado pela primeira vez em uma Copa do Mundo neste ano. Porém, já foi utilizado pela Fifa antes, na Copa das Confederações e no Mundial de Clubes do Marrocos, ambos em 2013.

Até hoje, só um lance demandou o uso do sistema. Aconteceu no Mundial de clubes.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos