Blitz da Lei Seca no DF flagra 5 vezes mais bêbados que normal em abertura

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

As operações da Lei Seca organizadas pela Polícia Militar no Distrito Federal durante a abertura da Copa nesta quinta-feira (12), com a vitória da seleção brasileira sobre a croata por três a zero no Itaquerão, em São Paulo, flagrou em média cinco vezes mais motoristas dirigindo alcoolizados que o normalmente registrado em um dia de fim de semana comum -- quando o número de autuações é maior.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, 42 motoristas bêbados ou com algum grau de embriaguez foram flagrados com a ajuda dos bafômetros em todo o DF. Outros 11 motoristas foram detidos com problemas na habilitação ou documentação do veículo que conduziam.

No final de semana passado inteiro (do dia 6 ao dia 8 de junho), 23 autuações de motoristas embriagados foram registradas -- uma média de 7,6 flagras por dia. Segundo o secretário interino de segurança do DF, Paulo Roberto Batista, o final de semana passada foi um final de semana forte em termos de autuações, já que 424 festas juninas aconteceram na capital federal. Apesar disso, ele não considera o número de multas e apreensões alto, e promete que a polícia intensificará a fiscalização em dias de jogos do Brasil.

De resto, o primeiro de dia de Copa no DF transcorreu sem grandes transtornos. Cerca de 100 manifestantes tentaram chegar à Fan Fest para jogo do Brasil mas foram impedidos pela PM. Dois manifestantes foram detidos acusados de desacato e incitação à violência depois de um princípio de confronto com os policiais. Após isso, a manifestação se dispersou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos