Fifa e juízes jogam contra, mas boleiros garantem largada em alto nível

Do UOL, em São Paulo

A Arena das Dunas estava cheia de goteiras. A luz e a internet no Itaquerão falharam. Os juízes falharam mais ainda em lances capitais. A presidente foi ofendida por milhares de pessoas em um dos momentos mais constrangedores do ano.

Mas, graças aos jogadores e ao futebol (que é o que importa, afinal), a Copa de 2014 tem sido, até aqui, um sucesso.

Os quatro jogos dos grupos A e B, os únicos que entraram em campo até esta sexta-feira, tiveram tudo o que se espera de um Mundial: tensão, viradas, goleadas, dramas (e dramas sob chuva!), torcidas empolgadas, times mandantes sofrendo para vencer, azarões engrossando para favoritos, golaços...

Nem as reviravoltas na política da Fifa, cujo comitê de ética baniu o ex-jogador Franz Beckenbauer por se recusar a colaborar com investigações sobre suposta corrupção na escolha do Qatar como sede da Copa de 22, foram capazes de ofuscar o brilho esportivo do evento deste ano.   

Se antes da bola rolar, o sucesso da Copa era questionável por causa de todos os problemas extracampo, agora, quando os artistas já entraram em cena, o torneio tem empolgado pelas ótimas partidas e momentos emocionantes dentro de campo.

Veja alguns dos melhores momentos do Mundial até aqui.

A vingança laranja em Salvador

EFE/EPA/KOEN VAN WEEL

Você podia esperar que os jogadores holandeses enfrentariam a Espanha com uma motivação a mais na primeira partida entre os dois times após a derrota na final da última Copa. Mas ninguém imaginava que essa motivação se transformaria numa goleada humilhante por 5 a 1. O passeio na Bahia foi ainda mais gostoso, afinal, a vitória foi de virada.

Foi uma sexta-feira perfeita para quem atravessou o oceano e atracou em Salvador, fez festa no Pelourinho e coloriu de laranja a Arena Fonte Nova. A moderna invasão holandesa, quatro séculos depois das aventuras Maurício de Nassau no Nordeste.  

O golaço de cabeça de Van Persie

REUTERS/Michael Dalder

Não é fácil fazer golaços. Menos ainda com a cabeça. Mas foi essa mágica que Robin van Persie conjurou para empatar a partida contra a Espanha. Ele recebeu um cruzamento aéreo e, sem olhar para o gol, cabeceou por cima do goleiro Casillas, que estava adiantado.

O drama mexicano sob um temporal

REUTERS/Jorge Silva

O time que joga como nunca e perde como sempre precisou superar também o trio de arbitragem para conseguir sua vitória diante de Camarões. Foram dois gols mal anulados, além daquele que o juiz validou. Os africanos, que estão longe de serem galinhas mortas, venderam caro a derrota, e o drama da partida pareceu ainda maior por causa do temporal que caiu do começo ao fim da partida. Sofrido.

Caldeirão chileno em Cuiabá

Frank Augstein/AP

O hino nacional chileno nunca soou tão alto no território brasileiro quanto nesta tarde, quando milhares de apaixonados cantaram à capela a canção que fala cobre o céu azulado de nossos vizinhos. Mas o que se anunciava como um passeio dos favoritos sobre a Austrália foi um jogo duro, cheio de alternativas e tensão, principalmente no primeiro tempo. No final, vitória latina no sufoco.

Como Galvão Bueno nos tem ensinado desde a nossa mais tenra idade, não existe mesmo mais bobos no futebol.

O visitante inconveniente

AFP PHOTO / ODD ANDERSEN

Os quase 60 mil brasileiros que foram ao Itaquerão para estreia da seleção na Copa talvez esperassem passar momentos menos tensos em uma tarde-noite que era para ser festiva. O time era favorito, cinco vezes campeão mundial, e jogava em casa contra um adversário menos tradicional, quase um azarão. Podia ser um jogo chato, com aqueles placares mínimos creditados à entidade "nervosismo da estreia."

Mas faltou combinar com a Croácia. O que se viu em São Paulo foi uma batalha em que, por muito pouco (e por um erro do juiz), o time visitante não estraga a festa do anfitrião.

Mais Copa no sábado

Se você já está adorando a Copa até aqui, prepare-se para este sábado, que é um dia especial para o torneio. Serão quatro jogos, um seguido do outro, futebol das 13h até a meia-noite. O destaque é Inglaterra x Itália em Manaus (às 19h de Brasília). 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos