Fifa leva vinheta de escalação da Globo ao telão do Itaquerão

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Xinhua/Liu Bin

    12.jun.2014 - Fifa usou vinheta de apresentação de jogadores igual à da Globo no Brasileirão

    12.jun.2014 - Fifa usou vinheta de apresentação de jogadores igual à da Globo no Brasileirão

Sabe aquela animação que a Rede Globo costuma exibir antes dos jogos do Campeonato Brasileiro, com os jogadores fazendo pose na hora da escalação? Pois é, ela está na Copa do Mundo. Na abertura da competição, o telão do Itaquerão mostrou cada um dos 22 titulares de Brasil e Croácia no mesmo modelo que a emissora costuma fazer, com viradinha e pose para câmera.

A animação não foi exibida na transmissão oficial, que é gerada de forma instantânea para as TV's que transmitem o evento no mundo todo. Nada impede, porém, que elas sejam utilizadas pouco antes do jogo começar, quando as emissoras forem, de fato, escalar os times.

A brincadeira da Globo existe desde 2010, quando foi implantada com sucesso antes dos jogos nacionais. Quando o narrador anuncia o nome do atleta na transmissão, ele aparece na tela de lado ou de costas, vira para a câmera e faz uma pose.

Em 2011, a Globo já havia feito uma tentativa internacional da brincadeira, registrando as vinhetas de todos os jogadores da Copa América. Na ocasião, o argentino Lavezzi chamou a atenção por mandar um beijinho para a câmera na hora da pose. 

As vinhetas foram gravadas recentemente, como denuncia o novo corte de cabelo do croata Modric. O meia do Real Madrid, que usava as madeixas mais longas, já apareceu no telão do Itaquerão com um penteado curto.

No caso do Brasil, as imagens foram captadas no domingo passado, quando uma equipe da Fifa visitou a seleção na Granja Comary. Além das vinhetas, a entidade também registrou fotos dos jogadores para produzir as credenciais. 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos