Astro da Copa, Neymar ainda está fora do top-10 dos jogadores virtuais
Do UOL, em São Paulo
A Copa do Mundo começa na quinta-feira com Neymar entra suas maiores estrelas. No Brasil, o atacante do Barcelona sempre aparece na lista dos três, quatro melhores do mundo, ao lado do argentino Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo. No mundo dos games, porém, o prestígio do astro brasileiro não é tão grande.
Em uma lista dos melhores jogadores do 2014 Fifa World Cup, a versão Copa do Mundo da franquia Fifa, ele aparece apenas na 11ª posição. Com um nível 87 (o número é a média de uma série de atributos dados pelos criadores do game), ele está atrás de Messi (ARG - 94), Cristiano Ronaldo (POR - 92), Van Persie (HOL - 90), Falcão Garcia (COL - 89), Robben (HOL - 89), Iniesta (ESP - 89), Luiz Suárez (URU - 88), Ribery (FRA - 88), Aguero (ARG - 88) e Xavi (ESP - 88).
Quando a base de comparação é o Fifa 14, a última versão completa da franquia de maior sucesso de futebol virtual do planeta, o desempenho do brasileiro é ainda pior. Com nível 84, ele aparece apenas em 35º lugar entre os atletas que vão para o Mundial (o sueco Ibrahimovic e o galês Bale, por exemplo, não entram na conta), atrás de nomes como o atacante reserva do Barcelona Pedro (ESP - 85), do zagueiro italiano Chiellini (86) e até do meio-campista chileno Vidal (85).
Os números do brasileiro, porém, não condizem exatamente com a utilidade de Neymar dentro do jogo. Gustavo Chaves, jogador profissional de Fifa World, a versão online gratuita, fez uma análise do ex-santista a pedido do UOL Esporte. "Ele é um dos jogadores mais completos do jogo e um dos mais visados pelos players (usuário). Pessoalmente, não gosto de 'jogar' com ele, pela parte física. Ele tem dificuldade no corpo contra a maioria dos zagueiros. Mas em questão de técnica e velocidade, só perde para Cristiano Ronaldo e Messi".
Essa situação, porém, pode mudar: na quinta-feira, dia da estreia do Brasil na Copa, contra a Croácia, os jogos da série Fifa terão uma atualização especial para o Mundial. Julio Ucker, parceito de Gustavo em uma equipe profissional de gamers, aposta que o astro da seleção de Felipão vai se valorizar. "O rating (nível) dos jogadores é baseado no momento de cada um em campo, levando em conta a história pelo clube e pela seleção. Pelo momento do Neymar, esse nível atual é justo. Mas, mais para frente, ele vai entrar no Top 10. O rating dele vai subir pros 93 fácil", diz Júlio.
Quem for curioso e quiser conferir se o brasileiro evoluiu já na quinta-feira, pode conferir mesmo sem comprar um dos jogos da série Fifa. A EA Sports oferece a versão gratuita (Fifa World) para download. Para jogar, é necessário se cadastrar no site oficial: http://www.easportsfifaworld.com/pt_BR/. O game é exclusivo para PC.