Técnico da Inglaterra descarta queixas a Manaus: 'parem com essa besteira'

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Phil Noble/Reuters

    Técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, evitou polêmica com a capital do Amazonas

    Técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, evitou polêmica com a capital do Amazonas

Quatro dias antes da estreia da Inglaterra na Copa do Mundo, o técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, concedeu sua primeira entrevista no Rio de Janeiro. E tratou logo de encerrar qualquer polêmica quanto a reclamações de europeus sobre Manaus, uma das sedes mais quentes do Mundial de 2014.

Hodgson disse que não vê nenhum problema em jogar na capital do Amazonas. Afirmou também que jamais algum membro da comissão técnica inglesa reclamou da cidade ou do seu clima. Por fim, ainda pôs um ponto final na discussão sobre Manaus: "Temos que parar com essa besteira."

Hodgson afirmou não haverá qualquer mudança de formação táctica na seleção inglesa por causa do clima de Manaus. Segundo ele, a equipe irá com força máxima para o jogo contra a Itália, na Arena Amazônia, no sábado. Reiterou ainda que não há qualquer orientação para que os jogadores se poupem durante a partida por causa do calor na cidade. "Vamos jogar nosso futebol, na nossa condição", afirmou ele. "A gente entra para ganhar todos nossos jogos."

O técnico inglês disse que o único problema para a estreia da Inglaterra no Mundial está relacionado ao meia Alex Oxlade-Chamberlain. Hodgson disse que o meia ainda não está recuperado uma lesão no joelho direito e não deve estar apto a jogar na estreia. Chamberlain machucou-se o amistoso entre Inglaterra e Equador na quarta-feira passada.

Hodgson disse que ele deve estar disponível já na segunda partida da Inglaterra na Copa, no dia 19, contra o Uruguai, em São Paulo. "Espero que esteja bem", complementou.

O capitão Steven Gerrard está confirmado para estreia.

Críticas passadas

Antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a opinião de Hodgson sobre Manaus era bem diferente. O técnico veio ao Brasil ver ao vivo a definição dos adversários da equipe inglesa na primeira fase da Copa e disse a jornalista que "Manaus era um lugar para se evitar".

O fato chegou a gerar uma polêmica. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, chegou a dizer que preferia que a Inglaterra não jogasse na cidade.

Com o passar do tempo do tempo, os ânimos se acalmaram. Tanto é que Hodgson disse nesta terça-feira que não há motivo para queixas.

Inglaterra no Brasil

A seleção inglesa chegou no domingo ao Brasil. A equipe está hospedada no Rio de Janeiro e tem usado o Centro de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio, para treinamentos.

Na segunda, a Inglaterra fez seu primeiro treino no Rio. A atividade, porém, foi fechada. Nenhum jornalista pôde acompanhar o treinamento, que ocorreu pela manhã.

De tarde, os ingleses foram à favela da Rocinha. Lá, atletas jogaram capoeira com moradores do local.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos