Rafa Márquez comemora 'tetracapitão' em Copas e quer despedida com título

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Samir Carvalho/UOL

    O zagueiro Rafael Márquez disputará o quarto mundial como capitão da seleção do México

    O zagueiro Rafael Márquez disputará o quarto mundial como capitão da seleção do México

O zagueiro da seleção do México, Rafael Márquez, comemora um grande feito na Copa do Mundo do Brasil. O defensor de 35 anos será o único jogador na história de seu país a disputar o quarto Mundial seguido – 2002, 2006, 2010 e 2014 – com a abraçadeira de capitão.

Rafael Márquez certamente é mexicano mais confiante na Copa do Mundo. Isso porque o defensor quer se despedir da competição com o título. Apesar do México não figurar na lista dos candidatos a levantar a taça, a carreira do capitão mexicano não o deixar pensar diferente.

O zagueiro defendeu o Barcelona, da Espanha, por sete temporadas e conquistou muitos títulos. Entre eles, duas Ligas dos Campeões da Europa (2006 e 2007 e 2008 e 2009) e um Mundial de Clubes da Fifa, em 2009.  

"É uma estatística a mais, o que quero são troféus e ganhar algo importante. Espero que em conjunto possamos fazer. Temos a ambição de fazer isso. Queremos chegar a coisas importantes", afirmou Rafa Márques, como é conhecido.

Pela seleção do México, o zagueiro também é vencedor. Ele participou de um dos títulos mais importantes da história do país no futebol – a Copa das Confederações em 1999, diante da seleção brasileira do técnico Vanderlei Luxemburgo. Márquez ainda foi campeão da Copa Ouro da CONCACAF em 2003 e 2011.

"Quero desfrutar a última experiência em Mundial, aproveitar para fazer algo importante. Na minha última copa, vou tratar de ajudar os jovens a darem seu máximo", disse o capitão mexicano.

Rafa Márquez estreou pela seleção mexicana no dia 5 de fevereiro de 1997, diante do Equador. Além de quatro mundiais, o "eterno capitão" esteve nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia.

A seleção mexicana realiza o último treino em Santos nesta quarta-feira, no CT Rei Pelé, antes de viajar para Natal, onde estreia na Copa do Mundo contra a seleção de Camarões na próxima sexta-feira, na Arena das Dunas.

O segundo jogo dos mexicanos ocorre contra a seleção brasileira, no dia 17, no estádio do Castelão, em Fortaleza. Eles encerram a participação na primeira fase contra a Croácia, no dia 23, na Arena Pernambuco, em Recife.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos