Corpo de Bombeiros libera Itaquerão para a Copa
Do UOL, em São Paulo*
O Corpo de Bombeiros de São Paulo liberou, na noite desta segunda-feira, o Itaquerão para receber os jogos da Copa do Mundo. A cerimônia de abertura e o primeiro jogo do torneio, no próximo dia 12, entre Brasil e Croácia, irão acontecer no estádio corintiano.
Ao confirmar a liberação, o Corpo de Bombeiros informou ter feito vistoria no local e emitido o laudo final para o completo funcionamento do estádio, o que inclui as arquibancadas provisórias dos lados norte e sul da arena.
O Itaquerão receberá mais cinco partidas da Copa do Mundo: na primeira fase, Uruguai x Inglaterra, no dia 19, às 16h; Holanda x Chile, no dia 23, às 13h; e Coreia do Sul x Bélgica, às 17h, no dia 26. Haverá ainda um jogo válido pelas oitavas de final, no dia 1º de julho, às 13h e outro pela semifinal, no dia 9 de julho, às 17h.
Com entrega prevista inicialmente para dezembro do ano passado, o estádio de Itaquera acabou se tornando um dos mais atrasados da Copa do Mundo. Dois acidentes nas obras causaram a morte de três operários, resultaram em interdição das obras e acabaram adiando a entrega para 2014.
A liberação das arquibancadas provisórias do setor norte era o maior obstáculo para a realização da abertura do Mundial. No último dia 1º, a Fifa pretendia testar o setor na partida entre Corinthians e Botafogo, mas autoridades paulistas vetaram a utilização.
Na abertura da Copa, o Itaquerão terá capacidade para 61,6 mil pessoas, número inferior aos 68 mil previstos inicialmente. "Temos que diferenciar a capacidade bruta, da capacidade líquida. Falamos em 66 mil brutos, mas tinha que tirar assentos mortos, sem visão, e outras questões. A conta final ficou em 61 mil'', explicou o diretor de marketing e ingressos da Fifa, Thierry Weil.
Os atrasos nas obras do Itaquerão levaram a Fifa a segurar diversos ingressos do estádio para serem vendidos até a última hora. Apesar da capacidade menor anunciada, a Fifa defendeu que não houve redução no número de assentos no estádio. "O tamanho da Arena de São Paulo não diminuiu, como algumas notícias sugerem. Como em toda operação de Copa do Mundo da FIFA, a capacidade total do estádio é ajustada de acordo com as necessidades de transmissão de TV e do trabalho da imprensa credenciada para atender ao interesse global do torneio''; afirmou a entidade.
* Com informações da Agência Brasil
Veja também
-
Corinthians emite nota sobre má qualidade do gramado da Arena e promete melhora
-
Vaquinha da Gaviões para quitar Neo Química Arena atinge R$ 35 milhões
-
Jogo da NFL na arena do Corinthians tem impacto econômico de R$ 328 milhões
-
Corinthians divulga valores de ingressos para clássico contra Santos em Itaquera