Mais atrasada da Copa, Arena da Baixada tem evolução relâmpago em 3 semanas

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Apesar da avaliação positiva do Comitê Organizador Local (COL) no dia 14 de maio, há três semanas, após o evento-teste na Arena da Baixada, em Curitiba, com o amistoso entre Atlético-PR e Corinthians, foi notável o atraso em acabamento e até nas arquibancadas do estádio, a uma semana de ser entregue à Fifa. Nesta quinta-feira, a Arena foi reaberta pela primeira vez desde então para um tour para jornalistas promovidos pelo COL, e, pelo menos na parte visível, apresentou evolução surpreendente. 

"Na Arena da Baixada, se considerarmos estruturas completares, é 99,5% pronto. O que falta são as estruturas complementares e a limpeza. Momento de crise está longe agora", falou o secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, após o evento, com entusiasmo: "Copa do Mundo em Curitiba, depois de todos esses investimentos, será a melhor Copa do Brasil. Já somos referência mundial de transporte urbano, somos referência de transporte coletivo. Somos uma cidade de turismo de negócios e hoje queremos aqui mostrar para todos que Curitiba continua sendo referência internacional", afirmou.
 
No amistoso, o estádio teve capacidade reduzida pela metade porque boa parte das cadeiras das arquibancadas ainda não havia sido instalada. Agora, todas as cadeiras estão colocadas. A área de imprensa, praticamente inexistente no evento-teste - jornalistas trabalharam em um pedaço da arquibancada -, está praticamente concluída. A decoração da Fifa também já está completamente instalada na parte interna. 
 
As obras na área externa, no entanto, continuam atrasadas. E mesmo assim apresentaram evolução. O perímetro de tapume que havia há três semanas já não existe mais e um guindaste trabalha para finalizar a instalação do painel que cobrirá a fachada principal da Arena da Baixada. O painel, no entanto, não será eletrônico, como previsto no projeto inicial, mas de lona, estático. 
 
O momento de crise ao qual Reginaldo Cordeiro se refere foi o embate travado com a Fifa quando o Atlético-PR não conseguiu a totalidade dos recursos necessários para completar a obra. Em janeiro, a exclusão de Curitiba da Copa do Mundo foi cogitada. A presença só foi garantida após visita do secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke. 
 
"Atravessamos várias crises, com demora de repasse, mas conseguimos, com Fifa, COL e Atlético-PR, dar a volta por cima e entregar um estádio completamente concluído para a Copa do Mundo", acrescentou o secretário. 
 
A Arena da Baixada receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos na primeira fase. Estreia com Irã x Nigéria, no dia 16, e ainda recebe Honduras x Equador (20), Austrália x Espanha (23) e Argélia e Rússia (26). Curitiba foi a cidade escolhida pela seleção da Espanha, campeã mundial em 2010, para realizar os treinos durante o torneio. Os comandados do técnico Vicente Del Bosque ficarão no CT do Caju, do Atlético-PR.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos