De olho no cofre

Estação Maracanã ficará pronta em meio à Copa, diz Pezão; governo diverge

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Linha de trem (abaixo na foto) passa ao lado do Maracanã, mas estação ainda está em obras para Copa

    Linha de trem (abaixo na foto) passa ao lado do Maracanã, mas estação ainda está em obras para Copa

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou na manhã desta segunda-feira que a reforma da estação de trem e metrô que servirá como o principal acesso de torcedores ao Maracanã durante a Copa do Mundo de 2014 só estará concluída na metade do Mundial. Nota oficial divulgada pelo próprio governo do Rio, porém, já no final da tarde, contrariou o que disse o político e afirmou que a estação estará pronta, sim, desde o início do Mundial.

Pezão esteve nesta manhã na cerimônia de inauguração do IBC (Centro Internacional de Transmissão, na sigla em inglês) montado no Riocentro, zona oeste da capital fluminense. Lá, o governador discursou sobre os legados que o Mundial da Fifa deixará para a população. No discurso, revelou um novo prazo de entrega da reforma da Estação Maracanã.

"Outro legado é a estação multimodal do Maracanã, que nós vamos entregar até o final de junho", afirmou ele, adiando para durante a Copa a inauguração do espaço.

A reforma da Estação Maracanã começou logo após o final da Copa das Confederações, no ano passado. O projeto previa a integração das linhas de trem e metrô que levam ao Maracanã, estádio da final da Copa do Mundo de 2014.

A obra vai custar R$ 175 milhões aos cofres estaduais. Está sendo executada pela Odebrecht, empresa que reformou o Maracanã para o Mundial e reurbanizou o entorno do estádio.

Inicialmente, a reforma seria concluída em maio deste ano. Hoje, entretanto, ainda há muito que o fazer no espaço. Por causa disso, inclusive, os trens urbanos do Rio não têm parado na Estação Maracanã.

No entanto, uma nota oficial assinada pela assessoria de imprensa do Governo do Rio deu uma informação diferente daquela divulgada por Pezão. "A Estação Multimodal do Maracanã estará operacional para atender a demanda dos jogos da Copa do Mundo, começando pela primeira partida, no dia 15 de junho. A estação, que atenderá passageiros dos trens da SuperVia e do Metrô,  permitirá o acesso ao estádio e à UERJ, com 100% de acessibilidade", informou.

No mês passado, o governador Pezão já havia admitido o atraso na obra em visita ao Maracanã. Ele, entretanto, ainda acreditava que a obra fosse concluída antes do primeiro jogo do Mundial no Rio, dia 15 de junho (Argentina x Bósnia). Contudo, isso não deve mais ocorrer, segundo Pezão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos