'É óbvio que não resolverá nossos problemas', diz Cafú pedindo apoio à Copa
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
Após o membro do COL (Comitê Organizador Local) e ex-atacante da seleção brasileira Ronaldo dizer que está envergonhado com a preparação do Brasil para receber a Copa, que começa daqui a dez dias em 12 capitais brasileiras, nesta segunda-feira (2) foi a vez do também integrante do comitê e ex-campeão do mundo com a seleção Cafú desabafar ao pedir apoio ao Mundial.
Questionado sobre o atraso e não entrega de pelo menos metade do chamado "legado" da Copa a tempo do evento, principalmente em obras de mobilidade urbana nas cidades-sede, Cafú disse que agora já ficou "óbvio que isso [receber a Copa do Mundo] não vai resolver os problemas do nosso país, desse Brasil grande e maravilhoso". A declaração foi dada a jornalistas após a cerimônia de apresentação oficial da taça da Copa no Palácio do Planalto, em Brasília, da qual participou ao lado da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Fifa, Joseph Blatter.
"Mas estamos a menos de 15 dias da Copa do Mundo, então vamos tentar pensar exclusivamente em fazer uma grande Copa", disse Cafú pedindo ajuda da população brasileira ao Mundial da Fifa e à seleção. O ex-lateral direito tem viajado pelo país e ao exterior como um dos principais embaixadores da Copa do Brasil, ao lado do também ex-craque da seleção e deputado estadual no Rio de Janeiro, Bebeto, e de Ronaldo, que está "na geladeira" após as críticas à organização do evento.
"O Mundial é o Mundial", afirmou Cafú ao esclarecer que a Copa não é a culpada pelos problemas nacionais, e que agora é hora de fazer um bom evento. "É hora de trazer um pouco mais de alegria e conforto para o brasileiro", justificou ao pedir para pensarmos agora na Copa sem misturar ela com os problemas nacionais. "Acho que o Brasil merece que esta taça aqui conosco, para trazer um pouco de alegria para o povo", disse ao reafirmar que acredita na seleção brasileira.
Para Cafú não se trata de esquecer os problemas do país, mas não adianta culpar a Copa.